quinta-feira, 29 de março de 2012

Treinadores de futebol vão criar associação no Vale do Homem

Está prestes a nascer a primeira Associação de Treinadores de Futebol do Vale do Homem (ATFVH), uma associação de fins comuns a todos os treinadores de futebol e que tem por objetivo “a partilha de conhecimentos na área do treino de futebol entre os seus associados, contribuindo decisivamente para a constante aquisição de conhecimento individual de cada um”. No entender de José Pedro, treinador dos Sub-15 do FC Amares e um dos mentores do projeto, este será “um contributo inquestionável para a qualidade e competência de todos os treinadores da região, na atividade que desenvolvem, ganhando as crianças, jovens e adultos do Vale do Homem, pois poderão usufruir de uma pedagogia mais credível, fundamentada, que contribuirá para uma melhor aprendizagem de todos”.
Seguindo o lema ‘Paixão e partilha de conhecimento ao serviço de todos’, esta estrutura terá ainda que eleger, numa primeira Assembleia Geral, os estatutos e eleitos os elementos dos Órgãos Sociais da Associação. Posteriormente, será criado um site na internet, para “proceder à divulgação das atividades da organização e atrair novos sócios”. Além disso, faltará, igualmente, definir uma sede social.
De acordo com José Pedro, esta associação procurará fazer uma “rutura com o passado e com as estruturas mentais ultrapassadas”, levando os treinadores associados a trabalharem sob a máxima “um por todos e todos por um”.
A realização de, no mínimo, um seminário, workshop, ou congresso, na área do treino de futebol, por ano, é outro dos objetivos a cumprir, bem como o estabelecimento parcerias com as mais diversas organizações desportivas que se dedicam à atividade futebolística, “no intuito de facilitar a integração dos treinadores nessas mesmas organizações da região”.
A Comissão Instaladora será constituída por José Pedro (treinador dos SUB/15 FC Amares), Acácio (treinador do Estrelas de Figueiredo), Alfredo (licenciado em Educação Física e Desporto), Ivo Vieira (treinador adjunto da Academia Orbitgame Iniciados), Bruno Joel (licenciado em Educação Física e Desporto), Valter Capela (licenciado em Sociologia), Vitinho (treinador do GD Caldelas), Miguel Santos (Treinador adjunto do GD Prado), o treinador dos Benjamins A do Vilaverdense e Vitinho (Treinador adjunto do Estrelas de Figueiredo).
Associação ajuda treinadores a munirem-se de ferramentas fundamentais
A necessidade de criação de uma Associação que defenda a maioria dos treinadores da região resulta também, no entender do mentor do projeto, da impossibilidade que muitos deles têm em “aceder à formação, literatura, a seminários e tudo o que contribua para a aquisição de conhecimentos na área do treino”. “Os clubes de futebol da região do Vale do Homem são servidos fundamentalmente por treinadores amadores que não subsistem do futebol e, em muitos casos, o orçamento que disponibilizam no contexto da sua atividade de treinador é praticamente inexistente pois a conjuntura económica não o permite”, esclarece José Pedro.
A associação de treinadores de futebol do Vale do Homem apresenta-se então como “um parceiro no contributo decisivo para que seja mais fácil e económico o acesso de todos ao conhecimento e, consequentemente, se formem treinadores mais capazes e mais competentes”.
Fonte: Terras do Homem, em 29-03-2012

Sem comentários: