quinta-feira, 22 de março de 2012

Por um Gerês mais verde

Entre os dias 21 e 25 de março, o Município de Terras de Bouro, o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, a Associação Gerês Viver Turismo, a Associação Mãos à Obra Portugal e o Movimento Terra Queimada têm planeadas várias atividades que visam promover a floresta e o ambiente no concelho.
No dia 21 de março, será assinalado o Dia Mundial da Floresta numa iniciativa que conta com a colaboração dos alunos dos jardins de infância do concelho. Neste dia irão ser plantados centenas de carvalhos no viveiro que o Município entretanto criou num terreno camarário.
No dia 24 de Março, terá lugar o «Limpar Portugal 2012». Em parceria com a AMO Portugal, várias associações locais, grupos de escuteiros e muitos voluntários individuais irão efetuar várias ações de limpeza por todo o concelho, com o objetivo de recolher o lixo que se espalha por vários locais.
Neste mesmo dia, terá início o projeto da sementeira da Serra Amarela através das bolas “nendo dengo”. Trata-se de um projeto pioneiro que visa a reflorestação através de uma técnica inovadora, utilizando bolas de argila que incluem várias sementes autóctones, entretanto recolhidas para o efeito.
Serão dois dias dedicados à reflorestação de áreas queimadas, desenvolvendo-se várias atividades paralelas, entre as quais destacamos a apresentação do Projeto “Operação Bolota” pelo Movimento Terra Queimada, apresentação que decorrerá pelas 21h00 de dia 24 de Março, no Museu de Vilarinho da Furna, bem como uma palestra, no mesmo local, com a presença do Sr. Eng. João P. Carvalho da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, subordinada ao tema “Os Carvalhos em Portugal”.
Vários estabelecimentos comerciais e hoteleiros da zona do Gerês aderiram a esta iniciativa e oferecem descontos significativos a todos os participantes.
Vem ao Gerês por um Gerês mais verde! Contactar a Câmara Municipal de Terras de Bouro ou a Associação Gerês Viver Turismo.
Fonte: Município de Terras de Bouro
Programa:
Dia 24:
10h 30: Encontro no Centro de Artes e Ofícios Artesanais "Seixos Brancos" em Covide.
Confecção das bolas de sementes.
13h 00: Almoço piquenique.
Continuação da confecção das bolas de sementes.
19h 30: Jantar partilhado.
21h 00: Auditório do Museu de Vilarinho da Furna - Apresentação do Movimento Terra Queimada e do projecto “Operação Bolota”.
Palestra com o Sr. Eng. João P. Carvalho, professor de Silvicultura da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sobre o tema: “Os Carvalhos em Portugal”.
Dia 25:
09h30: Pequeno almoço.
10h 00: Partida para a Serra Amarela e lançamento das bolas “Nendo Dengo”.
Participação da banda de músicos dos antigos moradores de Vilarinho da Furna e outros.
12h30: Piquenique na Serra Amarela.
Continuação do lançamento das bolas de sementes.
19h 00: Concentração e jantar de despedida no Parque de Campismo da Cerdeira, Campo do Gerês.
Traz um amigo, a família, música, o que quiseres.

Sem comentários: