sexta-feira, 9 de setembro de 2011

“Duas faces criativas do olhar”

Exposição mostra trabalhos de maquilhagem artística
“Duas faces criativas do olhar” é o tema da exposição de fotografia que vai percorrer cinco concelhos do Distrito de Braga, a começar em Amares. Da autoria de Sylvie Castro, a mostra apresenta trabalhos desenvolvidos pelas alunas do curso de Esteticista/Cosmetologista do centro de formação profissional “Sábio de Lago”, sediado em Amares.São cerca de 20 fotografias que vão ser expostas em dois locais diferentes dos concelhos de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde. “A ideia é dividir a exposição em duas partes, com cerca de dez fotos cada uma, e mostrá-las em dois sítios dos concelhos. As fotografias são todas diferentes e o objectivo é também que as pessoas possam frequentar diferentes espaços existentes nesses concelhos”, diz a Sylvie Castro. Para a designer, a escolha do tema tem a ver com as duas perspectivas presente nesta exposição: “aliar o trabalho artístico das formandas com o meu, que fotografei, passo-a-passo, as criações”.
Concluída a formação, a opinião foi unânime. “Os trabalhos têm qualidade, têm personalidade e carácter”, o que levou os responsáveis a querer divulgar as fotografias. E as expectativas são altas. Sylvie Castro acredita que as imagens vão surpreender quem frequenta os espaços que vão acolher a exposição. “O nosso objectivo é levar as pessoas a questionarem o que vêem. Queremos que sintam alguma coisa, quando olharem as fotografias”, diz.
A exposição é organizada pela Associação Cultural, Turismo e Ambiente (ACTA) e é inaugurada hoje, no restaurante/café “Milho Rei”, em Amares, onde “por questões logísticas, as fotografias só estarão expostas num local. Nos restantes concelhos, serão sempre em dois locais”. A mostra pode ser vista até dia 8 de Outubro, seguindo depois para o concelho de Vila Verde.
Sylvie Alves Castro é licenciada em Design de equipamento. Actualmente, é professora de Educação Visual na Escola EB 2,3 de Vila Verde e Vieira do
Minho, e formadora do Módulo Expressão Gráfica no centro de formação profissional "Sábio de Lago", em Amares.
Fonte: Maisactual.pt, em 9-09-2011

Sem comentários: