quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mais meios para combate a incêndios no Parque Nacional da Peneda Gerês

O Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG ) faz parte das áreas de natureza protegidas que acabam de receber cinco novas viaturas para prevenção e combate a incêndios, aumentando a protecção dessas zonas. Em Setembro, deverão juntar-se mais três novas viaturas para a mesma finalidade.
O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), que gere as áreas protegidas, selou um protocolo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), que permitiu a aquisição do equipamento de prevenção, no valor de 389,3 mil euros, comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território. Além do PNPG – o único parque nacional do país –, entre as áreas protegidas contempladas com estes novos meios de protecção estão o Parque Natural da Serra da Estrela, o Parque Natural da Serra de S. Mamede e o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.Na cerimónia de entrega das viaturas, o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, realçou a importância dos veículos para uma maior eficácia prevenção de incêndios, que permitirão “controlar rapidamente o fogo” evitando que o mesmo “atinja grandes dimensões”.
Numa altura em que o país atravessa por uma grave crise financeira, Campelo sublinhou a importância de racionalizar e partilhar os meios, que terá de ser feita de forma mais integrada. O governante recordou, ainda, que está a ser discutida a junção de serviços com papéis complementares na área das florestas e conservação da natureza, de forma a alcançar uma estrutura “mais forte e interventiva” e evitar o “desperdício” da duplicação de tarefas.
Por seu turno, o presidente do ICNB, Tito Rosa, que também esteve na cerimónia de entrega das viaturas, revelou que o instituto dispõe cerca de 800 mil euros para intervenções de prevenção. “Queremos investir, cada vez mais, em técnicas de intervenção, como o fogo controlado”, informou, alertando para o facto do ICNB ter uma frota de 220 viaturas, quando necessitava ter cerca de 240.
Fonte: Terras do Homem, em 1-09-2011

Sem comentários: