quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Desemprego volta a agravar-se

Depois de um início de ano positivo, em que o desemprego ia baixando lentamente na região e no distrito, o Vale do Homem voltou a ver este flagelo agravar-se, com um aumento do número de desempregados nos concelhos de Amares e Vila Verde. A excepção foi Terras de Bouro, que registou menos 26 desempregados.
A nível distrital, o número de desempregados voltou a ultrapassar a barreira dos 50 mil. No entanto, em comparação com o período homólogo de 2010, há menos pessoas sem trabalho. No final de Julho, o distrito tinha inscritos 50.398 desempregados, mais 935 do que no anterior mês de Junho.Do Vale do Homem e Cávado chegam os dois exemplos positivos, com Póvoa de Lanhoso e Terras de Bouro a baixarem o número de pessoas sem emprego. Face ao anterior mês de Junho, Terras de Bouro apresentou menos 26 desempregados. No total, existem 326 terrabourenses inscritos como desempregados. Por seu turno, Amares tinha, em finais de Julho, 1062 desempregados, o que significa mais 24 pessoas do que Junho, enquanto Vila Verde registou mais 26 desempregados, para um total de 2176.
Quando comparados com valores do período homólogo de 2010, estes dados acabam por não serem tão negativos. Em Julho de 2010, o distrito de Braga contabilizava 50.833 desempregados, mais 435 do que este ano. A realidade dos números poderá ficar a ser conhecida, com mais exactidão, a partir de Setembro, altura em que o turismo baixa e muitos regressam ao trabalho, após um período de férias que alguns saberão se será por tempo indeterminado ou não.
Fonte: Terras do Homem, em 1-09-2011

Sem comentários: