quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tourém – Atletismo quebra fronteiras

Inserida no âmbito do "VIII Encontro Transfronteiriço Tourém-Randin", surge a primeira prova de atletismo que atravessa os países vizinhos. Esta iniciativa, a realizar esta sexta-feira, pelas 18 horas, conta com a presença dos atletas Aurora Cunha e Nuno Alves.
Povos "irmãos", Portugal e Espanha há muito que obedecem a uma ligação histórica que atravessa gerações. Tourém (Portugal) e Randin (Espanha) comemoram, pelo oitavo ano consecutivo, um encontro transfronteiriço que serve, entre outros, para estreitar laços de amizade.
Este ano, uma das novidades é a realização de uma corrida que atravessa fronteiras. Tem início em solo português e fim em Espanha. No percurso estão incluídas as ruas das duas aldeias e atravessa a área protegida do Parque Nacional da Peneda do Gerês (PNPG).Competição e Convívio
Actividade desenvolvida pela junta de freguesia de Tourém, Ecomuseu de Barroso e Rádio Montalegre, esta parceria surgiu porque «o atletismo é, entre outras actividades, a modalidade mais executável, uma vez que não necessita de grandes equipamentos», conta Victor Castro, colaborador. Destaca também que este acontecimento «é uma forma de aliar a competição ao convívio», sem esquecer que «fomenta a prática do desporto», conclui.
Aurora Cunha presente
A presença da antiga atleta Aurora Cunha é um trunfo que não passa despercebido e que, por certo, irá pulverizar esta iniciativa para uma outra dimensão. A organização, consciente deste facto, quer com este nome dar o impulso necessário a esta nova aposta associada a dois países que nutrem pelo fenómeno desportivo enorme atractividade.
Partida
Largo do Outeiro em Tourém
Chegada
Largo Cruceiro en Randin
Escalões
6 anos aos 13 anos – 3000 Metros
13 anos aos 99 anos – 5000 Metros
Inscrições
- Telefones: 276 579 121 e 276 510 203
- Limite até às 17h30 de sexta-feira no Largo do Outeiro em Tourém
Prémios
Para os primeiros 3 de cada escalão (Feminino/Masculino)
Entrega de diplomas a todos os participantes inscritos
Fonte: Município de Montalegre

Sem comentários: