terça-feira, 16 de agosto de 2011

GNR reforçada no Verão com patrulhas a cavalo

O reforço de Verão, no distrito de Braga, em matéria de policiamento, faz-se com a GNR a cavalo que, este ano, além do concelho de Terras de Bouro, se estende a Cabeceiras de Basto.
Tal como em anos anteriores, a GNR foi reforçada, este Verão, com uma esquadra a cavalo. São seis conjuntos de homem/cavalo que estão instalados no Centro Interpretativo do Garrano, em Covide, concelho de Terras de Bouro.
Verão e Floresta ‘seguros’
O patrulhamento a cavalo é a opção para a área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) em matéria de ‘Verão seguro’ e ‘Floresta segura’.
Este tipo de policiamento chega a locais onde as outras patrulhas da Guarda não chegam e sobretudo aos trilhos procurados pelos pedestrianistas que, todos os anos, invadem a zona.
Além disso, estas patrulhas podem detectar situações de utilização proibida de fogo em meio florestal prevenindo, e até detectando, eventuais focos de incêndio.
Em Terras de Bouro, este reforço da GNR acontece pelo quinto ano consecutivo com a colaboração do município que cede as instalações do Centro Interpretativo do Garrano, em Covide.
Este Verão, a GNR a cavalo chega também ao concelho de Cabeceiras de Basto.
Sempre que se justifica este reforço, alguns meios são deslocados para o concelho cabeceirense.
Ao estender o patrulhamento a cavalo a Cabeceiras de Basto, dá-se também cumprimento ao protocolo recentemente estabelecido entre o município local e o Comando Territorial de Braga da GNR.
O protocolo prevê precisamente o reforço do policiamento com GNR a cavalo para cumprir missões de segurança no âmbito do ‘Verão seguro’ e ‘Floresta segura’.
O município cabeceirense cede instalações no Centro Hípico local para albergar os militares e os equídeos.
A GNR a cavalo está ao serviço, no distrito, desde o passado mês de Julho e a missão prolonga-se até 15 de Setembro, todos os dias da semana.
Fonte: Correio do Minho, em 16-08-2011

Sem comentários: