quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Parque Nacional da Peneda Gerês recebe novos veículos para incêndios

Áreas protegidas recebem novos veículos para incêndios
As áreas de natureza protegidas receberam esta quarta-feira cinco novas viaturas para prevenção e combate a incêndios, aumentando a protecção dessas zonas. Em Setembro, irão juntar-se mais três novas viaturas para a mesma finalidade, noticia a Lusa.
Os veículos serão distribuídos pelo Parque Nacional da Peneda Gerês, Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural da Serra de S. Mamede e Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), que gere as áreas protegidas, selou um protocolo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), que permitiu a aquisição do equipamento de prevenção, no valor de 389,3 mil euros, comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território.
A Mitsubishi Portugal esteve responsável pela cerimónia de entrega das viaturas, que decorreu em Lisboa e contou com a presença secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo.
O secretário de Estado realçou a importância dos veículos para maior eficácia prevenção de incêndios, que permitirão «controlar rapidamente o fogo» evitando que «atinja grandes dimensões».
Numa altura em que o país atravessa por uma grave crise financeira, Campelo sublinhou a importância de racionalizar e partilhar os meios, que terá de ser feira de forma mais integrada.
O governante recordou ainda que está a ser discutida a junção de serviços com papéis complementares na área das florestas e conservação da natureza, de forma a alcançar uma estrutura «mais forte e interventiva» e evitar o «desperdício» da duplicação de tarefas.
O presidente do ICNB, Tito Rosa, também esteve na cerimónia de entrega das viaturas, e revelou que o instituto dispõe cerca de 800 mil euros para intervenções de prevenção.
«Queremos investir cada vez mais em técnicas de intervenção, como o fogo controlado», disse.
O ICNB tem uma frota de 220 viaturas e necessitava de ter cerca de 240.
Fonte: TVI24, em 24-08-2011

Sem comentários: