quinta-feira, 4 de agosto de 2011

À espera da mobilização popular para as Festas de S. Brás

Arranca, esta sexta-feira, mais uma edição das ‘Festas Concelhias’ de Terras de Bouro, em honra de S. Brás. No cartaz deste ano, que se prolonga até à próxima segunda-feira, pontificam nomes como o famoso cantor português Emanuel ou o artista brasileiro Iran Costa.Segundo o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, “as festas concelhias de Terras de Bouro são um dos momentos mais altos da vida cultural, recreativa e de diversão dos terrabourenses”. “São também um momento tradicional de reencontro e de convívio entre os que aqui vivem, os nossos emigrantes e todos os que nos visitam. Além disso, as festas concelhias são também um excelente cartaz turístico de Terras de Bouro, nomeadamente quanto à divulgação e preservação das tradições religiosas, gastronómicas, recreativas e culturais”, explicou o edil.Estas festas “abrem, também, as portas aos habitantes de concelhos vizinhos, pelas atracções que oferecem e tornam-se um cartaz turístico de uma região que se impõe pela sua beleza paisagística e pelo seu património natural e construído”.
Mas as Festas em honra de S. Brás tornaram-se, ao longo dos anos, num momento muito mais importante, uma vez que estas festas acabam por funcionar como uma forma de fomentar o turismo a nível concelhio. “As festas concelhias são, efectivamente, um momento importante da dinamização do turismo em Terras de Bouro. É verdade que o vale do Cávado e o Gerês, pela sua projecção nacional e pela beleza natural, atraem muitos turistas. Por seu lado, a sede do concelho necessita de eventos como as festas concelhias para atrair visitantes”, admitiu Joaquim Cracel, considerando também que “os quatro dias das festividades são muito importantes para o comércio local, sobretudo para o sector da restauração e bebidas”. “São muitos milhares de euros que os visitantes deixam no comércio local”, afirmou o autarca.Ao todo, são esperadas “cerca de 40 mil pessoas”. Para atrair tal fluxo de visitantes, a autarquia fez um investimento de cerca de 50.000 euros, na programação das festas.
Do cartaz deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, destaca cinco momentos principais: o Festival Folclórico, no dia 5; a actuação do cantor Emanuel, no dia 6; o concerto das Bandas Filarmónicas, no dia 7; a corrida de cavalos e a actuação do cantor Iran Costa, no dia 8.
Fonte: Terras do Homem, em 4-08-2011

Sem comentários: