quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Terras de Bouro quer aumentar capacidade de acolhimento e de resposta aos idosos

Em Terras de Bouro, a vereadora da Ação Social, Liliana Machado, entende que “será difícil o concelho elaborar respostas, por si só”, para o apoio à deficiência, devido ao número de casos conhecidos e à diferença nas tipologias de deficiências. Por isso, a autarca vê “com bons olhos” a entrada do município terrabourense no projeto de apoio à deficiência elaborado com o município de Amares e que até já levou à assinatura de um documento pelos responsáveis de ambas as partes.
“Não dispomos de qualquer mecanismo de apoio à deficiência. No entanto, na Carta Social, que será apresentada a 11 de março – altura em que também assinaremos o protocolo de colaboração com o CIG para criarmos uma Carta para a Igualdade – apresentaremos os caminhos a percorrer para suprir essa e outras lacunas existentes”, referiu a autarca.
Prevista, para os próximos anos, está também a criação de uma resposta para a infância, com vista à ocupação das crianças nos períodos não letivos. Sempre utilizando “recursos humanos e espaços já pertencentes ao município”. Ao nível da terceira idade, “há IPSS’s que conhecerão melhorias nas suas condições de atuação e algumas até aumentarão a capacidade de acolhimento de idosos. “Há medida que a população vai envelhecendo, há maior necessidade de termos muitos e bons lares”, reconhece, adiantando que “as IPSS’s que precisam já têm alguns projetos aprovados”. “O próprio município já estipulou, de há alguns anos a esta parte, um apoio regular e equitativo a todas elas”, acrescentou.
Fonte: Terras do Homem, em 28-02-2013

Sem comentários: