ARCOS DE VALDEVEZ – Foram apresentadas 26 candidaturas ao concurso de ideias, lançado pela IN.Cubo, para a criação de valor acrescentado aos produtos e serviços endógenos e apoiar a criação de eco-negócios, no âmbito do Projeto Transfronteiriço “Valor Gerês-Xurés”.
O júri do concurso, que contou com o envolvimento da CIM Alto Minho, das 5 Câmaras Municipais da área do PNPG e com um representante do PNPG, selecionou 15 ideias nas áreas da valorização dos produtos locais, turismo, animação, novas tecnologias e gastronomia.
Os promotores destes 15 projetos iniciaram um conjunto de ações de capacitação com especialistas em várias temáticas (criatividade, plano de negócios, gestão, marketing e financiamento), conjugando uma componente de formação e uma componente de coaching individual, centradas em domínios críticos para a criação e desenvolvimento os seus eco-negócios.
O próximo passo será a realização de um workshop centrado no tema da Liderança e Desenvolvimento Sustentável, envolvendo os participantes portugueses e espanhóis dos concursos de ideias.
Desta forma pretende-se fomentar o empreendedorismo na área do Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés, o relacionamento e a partilha de ideias, de experiências empreendedoras e até de oportunidades de negócio entre os empreendedores participantes.
O “Valor Gerês-Xurés” é um projeto de cooperação transfronteiriça, cofinanciado pelo programa POCTEP , para a área do Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés nas áreas do ambiente, património e prevenção de riscos. O projeto tem ainda como parceiros a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto-Minho), os municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca e Terras de Bouro, o Eco-Museu do Barroso, a ARDAL, a Deputación de Ourense e o Concello de Ourense.
Fonte: LOCAL PT, em 5-02-2013
Sem comentários:
Enviar um comentário