segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Famalicão foi o município que mais reduziu ao pessoal e Braga foi a câmara da região que mais aumentou pessoal nos últimos quatro anos

A Câmara Municipal de Braga foi a que mais aumentou o número de funcionários do quadro ao longo dos últimos anos, entre a totalidade dos 14 municípios do Baixo Minho. O aumento de quase uma centena de funcionários é revelado num relatório da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), que coloca a Câmara Municipal de Famalicão entre os municípios que mais reduziram no número de funcionários do quadro municipal.
O aumento do quadro de pessoal na edilidade bracarense foi feito em contra ciclo com a tendência geral do país e do próprio distrito, já que a grande maioria dos 308 municípios portugueses registou uma redução do número de trabalhadores.
Os números avançados no relatório da instituição à qual as câmaras municipais reportam as respectivas contas referem-se aos anos de 2009, 2010 e 2011 e fazem saber que o executivo socialista chefiado por Mesquita Machado entrou em 2012 com 1.777 trabalhadores do quadro.
São mais 86 funcionários municipais que os 1.691 que a edilidade bracaren bracarense contabilizava no final de 2009, evolução que corresponde à maior subida registada entre as 14 câmaras do Baixo Minho.
De fora da contabilidade da Direção Geral das Autarquias Locais ficam os trabalhadores que o Município de Braga destacou para quatro das cinco empresas municipais e que, em janeiro deste ano, perfaziam 516 funcionários, estando 326 na Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, 168 nos Transportes Urbanos de Braga, 11 no Parque de Exposições e outros 11 na Empresa Municipal de Habitação de Braga. A DGAL também não contabilizou os funcionários públicos afetos às empresas municipais das outras câmaras municipais nem dos respetivos serviços municipalizados.
Entre as 14 câmaras do distrito, metade chegou a janeiro de 2012 com um número de trabalhadores inferior ao que registava em 2009. Foram os casos de Amares, Barcelos, Cabeceiras de Basto, Esposende, Fafe, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão.
O município famalicense assumiu mesmo uma posição diametralmente oposta ao da autarquia bracarense, tendo-se afirmado como o que mas reduziu o quadro de pessoal. Tinha 1.298 trabalhadores, no final de 2009, mais entrou em 2012 com 1.049 funcionários, o que traduz uma redução ligeiramente acima dos 19 por cento.
Entre as outras seis autarquias que, além de Braga, também aumentaram o número de trabalhadores contam-se Celorico de Basto, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vila Verde e Vizela.
O município vimaranense quase igualou o aumento de Braga, somando 85 trabalhadores aos 1.611 que tinha em 2009, enquanto que as autarquias do Lanhoso e de Terras de Bouro aumentaram marginalmente o número de funcionários face a 2009, mas reduziram os respectivos quadros de pessoal face ao ano de 2010.
O Diário do Minho tentou, ao longo dos últimos dias, obter uma reacção da Câmara Municipal de Braga, mas não foi possível qualquer comentário do Gabinete da Presidência.
Fonte: Diário do Minho, em 18-02-2013

Sem comentários: