quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Novas notas de cinco euros podem aumentar casos de burla

Devido à anunciada introdução de novas notas de 5 euros no mercado com mais três elementos de segurança, promovida pelo Banco Central Europeu, já a partir do próximo mês de maio, a Guarda Nacional Republicana teme que venham a aumentar os casos de tentativa de burla associados ao uso de notas falsas e recolha das atuais notas. Isto porque “assistiremos a um período em que a circulação das notas antigas e das novas notas se fará em simultâneo, não estando ainda definido o período para a sua recolha”.
Têm sido tornados públicos casos de crimes de burla, em que os burlões utilizam como pretexto para enganar as vítimas o facto de as notas de 5 euros virem a sair de circulação. A grande maioria das vítimas é idosa.
Por isso, o comando territorial da GNR da Póvoa de Lanhoso alerta que “não existirá nenhuma recolha de notas” promovida pelo Banco de Portugal. As atuais notas de cinco podem ser trocadas em qualquer momento, no sistema bancário europeu e com prazo ilimitado.
A GNR lembra, ainda, que as notas antigas não perderão a sua validade nem o seu valor continuando a serem aceites comercialmente, sendo a sua transição efetuada gradual e automaticamente.
“Aqueles que quiserem poderão deslocar-se a qualquer dependência bancária e trocar as notas, contudo essa situação não é obrigatória, uma vez que esse processo se fará automaticamente sem que as notas antigas percam o seu valor”, explicam.
Fonte: Terras do Homem, em 14-02-2013

Sem comentários: