sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Manuel João Dias projecta uma praia fluvial e um parque de campismo

As águas do Rio Homem são de alta qualidade e podem servir de rampa de lançamento para a dinamização do turismo na sede da concelho: a criação de uma praia fluvial e de um parque de campismo são desejos.
Seria uma das obras que deixaria marca para a eternidade e que poderia ampliar a projecção da sede do concelho de Terras de Bouro no contexto turístico. Manuel João Dias assume que a sua equipa de trabalho criou um plano de dinamização das margens do Rio Homem, concretamente na zona da fronteira com a freguesia vizinha de Valdreu, já no concelho de Vila Verde, contudo assume não possuir “capacidade financeira” para concretizar uma infra-estrutura dessa envergadura. “Teria que ser a autarquia, em acordo com a Câmara Municipal de Vila Verde”, acrescenta. “A verdade é que essa zona é muito frequentada no Verão. São inúmeros os banhistas que a procuram para refrescarem-se do calor, contudo as condições estão longe de serem as ideais”, defende o autarca.
Para além disso, está a ser desperdiçada uma água de elevada qualidade e uma zona interessante sob o ponto de vista paisagístico”, salienta Manuel João Dias. “A nossa intenção passa pela criação de uma zona de lazer, cujo ponto principal seja uma praia fluvial. Uma infra-estrutura que possa aumentar a qualidade de vida dos habitantes, proporcionando momentos de alegria e convívio entre amigos e familiares. Para além disso, e porque há espaço suficiente ao longo das margens, era possível construir um parque de campismo que permitia aumentar a presença de turistas na sede do concelho, dinamizando dessa forma a economia local e, ao mesmo tempo, criando alguns postos de trabalho na freguesia”.
Manuel João Dias destaca que já há uma infra-estrutura de enorme potencial ao nível do turismo rural em Moimenta, contudo há outros espaços que podem, no futuro, receber projectos turísticos, seja de “turismo rural” ou de “outro género”. “Temos uma casa no Cavacadouro, que foi restaurada há uns anos atrás. É uma moradia lindíssima e um grande empreendimento turístico, que pode servir de exemplo para outro tipo de projectos. A Casa da Ponte é outra moradia que pode ser aproveitada, dada a sua beleza e a zona onde está colocada. Para além disso, temos locais fantásticos, onde podiam ser lançadas obras para a vertente turística”, acrescenta ainda.
Manuel João Dias recorda que, ao nível da restauração, “existem espaços de alta qualidade e com muita fama na região e até no país” e, para além disso, “existem as termas que, segundo especialistas, têm uma água de alta qualidade”.
Em suma, na óptica do presidente da Junta de Freguesia de Moimenta, há “espaço físico”, “há condições no território”, contudo é preciso “atrair investimento e criar condições para que a sede do concelho possa ampliar a sua oferta ao nível turístico. O território está preparado para a exigência dos desafios, mas é necessário canalizar recursos”.
Fonte: Correio do Minho, em 8-02-2013

Sem comentários: