quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Terras de Bouro quer aumentar capacidade de acolhimento e de resposta aos idosos

Em Terras de Bouro, a vereadora da Ação Social, Liliana Machado, entende que “será difícil o concelho elaborar respostas, por si só”, para o apoio à deficiência, devido ao número de casos conhecidos e à diferença nas tipologias de deficiências. Por isso, a autarca vê “com bons olhos” a entrada do município terrabourense no projeto de apoio à deficiência elaborado com o município de Amares e que até já levou à assinatura de um documento pelos responsáveis de ambas as partes.
“Não dispomos de qualquer mecanismo de apoio à deficiência. No entanto, na Carta Social, que será apresentada a 11 de março – altura em que também assinaremos o protocolo de colaboração com o CIG para criarmos uma Carta para a Igualdade – apresentaremos os caminhos a percorrer para suprir essa e outras lacunas existentes”, referiu a autarca.
Prevista, para os próximos anos, está também a criação de uma resposta para a infância, com vista à ocupação das crianças nos períodos não letivos. Sempre utilizando “recursos humanos e espaços já pertencentes ao município”. Ao nível da terceira idade, “há IPSS’s que conhecerão melhorias nas suas condições de atuação e algumas até aumentarão a capacidade de acolhimento de idosos. “Há medida que a população vai envelhecendo, há maior necessidade de termos muitos e bons lares”, reconhece, adiantando que “as IPSS’s que precisam já têm alguns projetos aprovados”. “O próprio município já estipulou, de há alguns anos a esta parte, um apoio regular e equitativo a todas elas”, acrescentou.
Fonte: Terras do Homem, em 28-02-2013

Construção do Lar de Moimenta avança a bom ritmo

Sob o lema «Vamos construir a nossa casa», o futuro Lar de Moimenta cresce a bom ritmo. Contudo, ainda falta muito para que esta valência esteja concluída.
Entretanto, facultamos uma fotografia em que se pode ver o início da construção da cave.
Com capacidade para 36 utentes de lar e 15 de Serviço de Apoio Domiciliário, o edifício será composto por cinco pisos, com uma área bruta de construção de 2.900 m2. Na cave, ficará a parte do economato, garagem, instalações sanitárias e balneários do pessoal. O rés-do-chão vai contemplar as áreas de lazer e serviços, como sejam os gabinetes médicos e da direção. Nos três pisos superiores ficarão 24 quartos para 36 utentes.

Vale do Homem unido contra a exclusão social

Os concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde estão a desenvolver esforços conjuntos no sentido de garantir maior eficiência e capacidade de resposta às carências sociais da região. O município de Amares e o Conselho Local de Ação Social apresentaram, na passada terça-feira, a Carta Social concelhia, um documento que resulta de uma candidatura supraconcelhia que envolveu também os municípios de Terras de Bouro e Vila Verde. No caso terrabourense, a Carta Social será apresentada no dia 11 de março.
Nestes documentos são plasmadas as realidades de cada concelho, os números, as estatísticas, as valências ao dispor dos munícipes no que ao apoio social diz respeito. São ainda apontados e sugeridos caminhos a percorrer no futuro, tendo em conta as atuais transformações da sociedade. Duas áreas fundamentais captam a atenção dos autarcas da região: a terceira idade e apoio à pessoa portadora de deficiência.
São reconhecidas, por exemplo, as carências dos municípios do Vale do Homem no que ao apoio à pessoa com deficiência diz respeito. Apenas em Vila Verde existe um Centro de Atividades Ocupacionais, mas até mesmo esse encontra-se com a lotação limitada e já não recebe novas inscrições há cerca de três anos. Em breve, nascerá porém uma resposta semelhante em Amares, que deverá acolher também pessoas nas mesmas circunstâncias oriundas do concelho de Terras de Bouro.
A erradicação da pobreza e da exclusão e a promoção do desenvolvimento social constitui uma área de intervenção que foi alvo, na última década, de um forte impulso em matéria de política pública, com a afirmação de uma nova geração de políticas sociais ativas, que expressam uma nova perceção de exclusão social em Portugal. Além disso, o envelhecimento populacional mantém alertas as forças vivas da região no que às respostas para a terceira idade diz respeito.
Foi neste quadro de “grande complexidade e exigência” que os municípios se comprometeram a dar mais um passo em frente em matéria de desenvolvimento social concelhio, dando resposta aos desafios enunciados e apoiando a população em situação de maior fragilidade socioeconómica.
Estas Cartas Sociais sistematizam, por um lado, a realidade atual de cada concelho, designadamente em matéria de respostas e projetos sociais e, por outro lado, permita olhar para o futuro com uma base de trabalho rigorosa e participada pelos atores locais.
Fonte: Terras do Homem, em 28-02-2013

Carvalheira: população atenta à presença de estranhos

A população de Carvalheira, em Terras de Bouro, tem andado apreensiva com a presença constante de pessoas estranhas na freguesia. Segundo o presidente da junta, António Machado, alguns moradores já foram abordados em suas casas, por pessoas que dizem ser vendedores.
“Tem havido visitas às pessoas, só que elas, com medo, não abrem a porta. Muitos dos moradores são pessoas de idade que moram sozinhas e têm medo de que seja para assaltar ou para praticar alguma burla”, disse António Machado. O autarca revelou que ainda recentemente apareceram “dois indivíduos a pedir para uma instituição de Vila Nova de Gaia. A GNR já anda atrás deles.”
António Machado revelou, ainda, que por enquanto ainda não foram registados assaltos e burlas, até porque a população está sensibilizada para os procedimentos de segurança a ter em casa ou na rua.
“A população está alerta. Geralmente depois da Missa há sempre alguém que passa pela junta a perguntar como é que deve fazer para estar seguro em casa. Nós também temos um contacto regular com a GNR, que nos tem dado um bom apoio”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de Carvalheira.
Medidas de segurança
Uma das medidas a adoptar por quem está sozinho em casa é nunca abrir a porta a pessoas desconhecidas. Sempre que alguém disser que está em representação de um empresa ou instituição deve ser solicitada a identificação da pessoa e ligar para a empresa ou instituição no sentido de saber se estão a fazer qualquer contacto porta a porta na zona. Em caso de dúvida os moradores devem solicitar a presença da GNR no local. Tenha sempre à mão o número das autoridades policiais da área de residência.
Nunca divulgue dados sobre a sua família, vizinhos ou amigos (nomes, moradas, números de telefone, ou aspectos da vida privada) a quem não conhece. Tais dados podem servir para cometer burlas ou assaltos.
Fonte: Correio do Minho, em 28-02-2013

Tiririca deixa o Grupo Desportivo do Gerês e ruma ao Dumiense

João Filipe Pereira Ferreira, mais conhecido no mundo do futebol por Tiririca, deixou o Grupo Desportivo do Gerês, por motivos profissionais, e assinou pelo Dumiense, clube que lidera o campeonato distrital da I divisão, série A. Na hora do adeus à serra do Gerês o extremo agradece o apoio que recebeu de todo o grupo de trabalho e deixa uma mensagem especial para o director desportivo dos geresianos.
«Queria deixar uma palavra de agradecimento a todos, mas em especial ao senhor Mário Costa, porque são homens como ele que fazem falta a muitos clubes deste país», vincou o internacional sub-17 que fez toda a sua formação no Sporting de Braga. Como sénior Tiririca representou o Famalicão Portosantense, Portomosense, FC Amares, Terras de Bouro e Martim, antes de ingressar esta época no GD Gerês. Agora, aos 24 anos, será certamente uma mais valia para o plantel do Dumiense orientado por Paulo Pires e que está na luta por um lugar de acesso à divisão Pró-Nacional.
Fonte: Desportivo Vale do Homem, em 28-02-2013

Abertas as inscrições para o “Caça Talentos 2”

Com o objetivo de “estimular o aparecimento de novos talentos nos domínios cultural e artístico e fomentar o gosto dos participantes pelas apresentações em público”, a Escola Profissional Amar Terra Verde leva a cabo o concurso 'Caça Talentos 2'. Os novos talentos serão apresentados na Semana Aberta da escola, a realizar de 6 a 12 de maio.
O concurso é aberto ao público em geral e as inscrições já estão abertas. Ao concurso 'Caça Talentos 2' poderão concorrer os interessados com diferentes géneros artísticos, sejam eles a dança, a música, a poesia, o teatro, o ilusionismo, humor, entre muitos outros.
Os resultados dos castings serão publicados no sítio da escola, em www.epatv.pt
Fonte: Terras do Homem, em 28-02-2013

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Município de Terras de Bouro participa na Bolsa de Turismo De Lisboa – BTL 2013

O Município de Terras de Bouro participa, mais uma vez, na Feira Internacional de Turismo – BTL 2013, que se realiza de 27 de fevereiro a 3 de março, no Parque das Nações, em Lisboa.
Para além do senhor presidente da Câmara Municipal e do Dr. Cristóvão, estarão em Lisboa, no dia 1 de março, quatro tocadores de concertina terrabourenses: o senhor António, o senhor Ferreira, o senhor Sirilo e o senhor José Manuel.

Desejamos à nossa comitiva uma boa viagem e esperamos que o nosso stand faça uma boa promoção do concelho de Terras de Bouro.

Mais de 20 voluntários vão reflorestar o Gerês

O Movimento Terra Queimada promove, no próximo sábado, à semelhança do que fez há um ano, uma ação de reflorestação no Gerês. A ideia passa por “minorar os prejuízos causados pelos incêndios”. A iniciativa é apoiada pela Quercus e decorrerá num espaço junto ao Parque de Campismo de Cerdeira.
Ao todo, 20 voluntários virão de todo o país para reflorestar o Campo do Gerês. “Já que os responsáveis pela conservação da natureza nada fazem, temos que nós, ativistas, alertar essas entidades para o que pode e dever ser feito”, apontou um dos organizadores do evento.
De acordo com a organização, “existem muitas áreas para reflorestar, mas pouco ou nada é feito”. “Se continuarem de braços cruzados, corremos o risco de ver o espaço de mata existente e disponível para o crescimento de árvores autóctones ser inundado por espécies como a mimosa, a austrália ou o eucalipto”, referem.
Autarcas reclamam reflorestação do PNPG
Os autarcas dos municípios afetos ao Parque Nacional da Peneda-Gerês reclamam, a uma só voz, uma maior intervenção dos responsáveis no sentido de reflorestar o único parque nacional do país que, nos últimos 12 anos, viu arder 38% da sua área total. Joaquim Cracel, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, garante por exemplo que, depois dos incêndios que afetaram gravemente o Gerês em 2010, “pouco ou nada foi feito, a não ser umas ações de plantações de árvores autóctones por grupos de cidadãos ou empresas”. Versão diferente tem o Instituto da Conservação da Natureza que diz ter realizado “inúmeras atividades de rearborização com espécies autóctones”.
Fonte: Terras do Homem, em 27-02-2013

Distrital do PSD confirma candidatura de António Afonso

A Comissão Política Alargada da Distrital do PSD/Braga confirmou a candidatura António Afonso à Câmara de Terras de Bouro. A estrutura laranja considera que «a experiência e competência do actual presidente da Comissão Política da Secção de Terras de Bouro são os trunfos do PSD para voltar a liderar a autarquia».
Com 55 anos, professor aposentado e actualmente vereador na Câmara de Terras de Bouro, António Afonso liderou o município durante dois mandatos, entre 2002 e 2009, tendo perdido nas últimas eleições por apenas 520 votos.
Fonte: Amarense, em 27-02-2013

Taça AF de Braga: Terras de Bouro recebe Brito

O Terras de Bouro vai receber o Brito nos quartos-de-final da Taça da AF Braga no próximo dia 30 de Março. O sorteio voltou a não favorecer a equipa de Francisco Nascimento que vai defrontar o líder da divisão de Honra depois de eliminado o FC Amares e Travassós, duas equipas desta divisão. Nos outros jogos o Ninense joga me casa com o Celeirós, enquanto o Vieira viaja até Forjães. Também já estão definidos os jogos das meias-finais da Taça que se vão disputar em duas mãos (1 e 19 de Maio). Assim, o vencedor do jogo entre o Terras de Bouro e o Brito vai jogar com o Dumiense ou Arões, enquanto o Ninense ou Celeirós defrontam o Forjães ou Vieira.
Jogos dos quartos-de-final
Terras Bouro-Brito
Dumiense-Arões
Ninense-Celeirós
Forjães-Vieira
Fonte: Desportivo Vale do Homem, em 27-02-2013

Supertaça em disputa já esta época

A Associação de Futebol de Braga decidiu criar mais uma competição: a Supertaça da AF Braga. Assim, o campeão da Divisão de Honra e o vencedor da Taça AF Braga ou o finalista vencido, em caso do campeão também vencer a Taça vão disputar este troféu.
A data provável para a realização da prova é o dia 18 de Agosto.
Outra novidade anunciada foi a realização da Supertaça do Minho. Um jogo entre o vencedor da
Supertaça da AF Braga e o detentor da Supertaça da AF Viana. No entanto para esta nova competição entre as duas associações minhotas, ainda não foi definida uma data em concreto.
Fonte: Desportivo Vale do Homem, em 27-02-2013

Primeiro hotel de Ponte da Barca abre as portas em junho

O primeiro hotel do concelho de Ponte da Barca abre portas em junho, fruto de um investimento privado de quatro milhões de euros.
Segundo Vassalo Abreu, o hotel “Mountain Park”, de quatro estrelas, terá 32 quartos e um SPA, resultando da iniciativa de um promotor local. «É de registar que, apesar da crise, ainda há investidores privados, locais, que apostam no turismo e naquilo que sabemos fazer melhor, tirando partido por exemplo do Parque Nacional da Peneda-Gerês», disse o presidente da Câmara.
Esta primeira fase da empreitada representou um investimento de três milhões de euros, em termos de obra, e acresce um milhão de euros para equipamentos, devendo o hotel abrir portas em junho na freguesia de Oleiros. «Além disso também está a ser estudado um investimento complementar para o local na área do enoturismo», apontou Vassalo Abreu.
Segundo dados da Câmara de Ponte da Barca, nos últimos três anos foram licenciados naquele concelho 27 alojamentos turísticos, num total de 144 camas, entre unidades de turismo de habitação e rural.
Fonte: Diário do Minho, em 27-02-2013

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cibões: Homem que cortava árvore caiu de uma altura de 12 metros

Um homem de 39 anos, que procedia ao corte de uma árvore na freguesia de Cibões, no concelho de Terras de Bouro, sofreu uma queda de aproximadamente 12 metros, tendo ficado gravemente ferido.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, o acidente ocorreu pelas 11h49, no lugar de Gilbarbedo, em Cibões, tendo a vítima caído da árvore para um buraco profundo, de uma altura de 12 a 15 metros.
Para o local foram mobilizados sete elementos dos Bombeiros de Terras de Bouro, apoiados por duas viaturas, nomeadamente uma ambulância e uma viatura de salvamento de grande ângulo. A vítima foi transportada ao Hospital de Braga.
Fonte: Diário do Minho, em 26-02-2013

Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico do Município de Terras de Bouro

Informação sobre abertura de candidaturas pelo Programa Valorizar ao SIALM – Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas
O Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico do Município de Terras de Bouro informa todos os interessados que a partir do dia 18 de fevereiro de 2013 as microempresas situadas em territórios de baixa densidade com problemas de interioridade (como é no caso das microempresas situadas no concelho de Terras de Bouro), têm uma nova oportunidade de apoio a fundo perdido para a realização dos seus projetos de investimento e para a criação líquida de postos de trabalho nesses territórios através do SIALM.
O SIALM – Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas, com uma dotação de 25 milhões de euros de FEDER dos programas Operacionais do QREN, foi criado pela Portaria n.º 68/2013, de 15 de fevereiro, e enquadra-se no Programa Valorizar, estabelecido pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 7/2013, de 6 de dezembro de 2012, um programa de políticas públicas integradas de estímulo à atividade económica produtiva de base regional e local para promover um desenvolvimento regional que favoreça o crescimento económico sustentável, a competitividade e o emprego e o investimento empresarial numa lógica de coesão territorial.
Como se trata de um sistema de incentivos de base local, dirigido a territórios específicos, a Comunidade Intermunicipal do Cávado prestará apoio às microempresas destes territórios e que estejam interessadas em beneficiar deste apoio para:
• Informar sobre o programa e suas potencialidades;
• Divulgar oportunidades de mercado e negócios adequados à dimensão das empresas;
• Prestar atendimento personalizado aos promotores, na apresentação dos processos de candidatura;
• Apoiar a organização do processo de candidatura;
• Aconselhar quanto à conceção das iniciativas de investimento no âmbito técnico, económico e financeiro;
• Apoiar a elaboração do projeto de investimento e a organização do processo de candidatura;
• Apoiar a constituição e legalização das empresas e o licenciamento das suas atividades;
• Acompanhar e dar assistência à gestão dos projetos de investimento apoiados durante a sua implementação, arranque e consolidação.

A apresentação de candidaturas iniciou-se no dia 18 de fevereiro, e processa-se em contínuo até 9 de dezembro de 2013, através de formulário eletrónico (formulário de candidatura e documentos considerados necessários) disponível na página Internet dos incentivos QREN:


As empresas que tenham projetos aprovados no âmbito do SIALM podem ainda aceder a uma linha de crédito INVESTE QREN, junto dos bancos aderentes para financiar a parte do seu investimento não comparticipada pelo SIALM.
Para mais informações consulte os links que lhe disponibilizamos abaixo:
Fonte: Município, em 26-02-2013

BE/Braga acusa administrador da Braval de "fanatismo ideológico contra os pobres"

O Bloco de Esquerda (BE) acusou hoje o administrador da Braval, Pedro Machado, de "fanatismo ideológico contra os pobres", por ter defendido a aplicação de coimas àqueles que designou de "catadores de lixo".
"Punir pessoas que, por razões económicas, se sujeitam a remexer no lixo para obter alguns euros é uma proposta reveladora de um fanatismo ideológico contra os pobres que só pode fazer corar de vergonha quem a fez", refere o BE, em comunicado.
A Braval é uma empresa multimunicipal responsável pela valorização e tratamentos dos resíduos sólidos dos concelhos de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.
Fonte: Destak, em 25-02-2013

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Rancho Folclórico da Balança organiza convívio

No dia 23 de fevereiro último, o Rancho Folclórico da Balança realizou, na sede da associação da freguesia da Balança, mais uma noite de convívio e de confraternização.

GNR da Póvoa de Lanhoso alerta para a fraude "wangiri"

Têm sido efectuadas chamadas para telemóveis provenientes de números com indicativos 00371 (Indicativo da Bielorrússia) e 00375 (indicativo da Letónia). Trata-se de uma fraude designada por "wangiri" que atinge quem retornar as chamadas recebidas e não atendidas. O retorno destas chamadas tem um custo que depende do País/gama de destino e duração da chamada. A TMN não tem forma, quer por limitação técnica, quer por limitação legal de impedir que os seus clientes recebam os referidos "toques".
Face ao exposto alertamos para que não respondam nem liguem de volta a essas chamadas.
Se ligarem de volta a um desses números serão cobrados € 15 ou € 30 e podem copiar a lista de contactos em 3 segundos. Se tiverem informações bancárias ou de cartões de crédito no telefone, eles podem copiar também.
Pedimos ainda que divulguem a presente situação por todos os vossos familiares, amigos e demais contatos de forma a evitar novas situações de burla.
Com os melhores cumprimentos,
A Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso
Portugal sem fogos depende de todos.
Secção de Programas Especiais
Destacamento da Guarda Nacional Republicana de Póvoa de Lanhoso
Rua Dr. Custódio Lopes da Silva, nº 61 - 4830-505 Póvoa de Lanhoso
Contribuinte nº 600 008 878
Telef. 253 730 130 / Fax 253 730 138
Escola Segura - 961194313
Idosos em Segurança - 961194312
www.gnr.pt
www.facebook.com/programasespeciais.pvl
LINHA DO CIDADÃO IDOSO - 800 203 531

Um problema que demorou três anos a ser resolvido

Neste blogue, em fevereiro de 2010, apelamos à Autarquia para que pusesse fim aos grandes lençóis de água que se formavam neste local sempre que chovia.
Nessa altura, solicitávamos que acabassem com a acumulação de água para que os automobilistas e os peões pudessem circular com normalidade nesta área da nossa Vila.
Três anos depois, parece-nos, pelas obras realizadas, que foi feita, definitivamente, a intervenção!

GNR alerta ourives para a prática de nova burla

O Destacamento da Póvoa de Lanhoso da GNR emitiu um aviso que tem como intuito alertar os ourives para a prática de uma nova forma de burla. De acordo com os militares, os prevaricadores serão indivíduos de etnia cigana, que circulam num Hyundai verde e se dirigem às ourivesarias para vender ouro usado. Os objectos reagem de forma positiva no teste de confirmação verdadeiro/falso e ostenta contraste da casa da moeda. 
No entanto, análises posteriores dão conta de um grau de pureza muito baixo.
Fonte: O Amarense, em 25-02-2013

Atropelamentos já mataram 12 pessoas em 2013

Só desde o início do ano, já morreram em Portugal 12 pessoas vítimas de atropelamento. É a consequência mais grave dos 322 atropelamentos registados desde 1 de Janeiro, qualquer coisa como oito por dia.
Os dados são da GNR e servem para explicar a importância da operação que vai desencadear esta segunda-feira em todo o país.
Das 8 da manhã às 8 da noite quase 400 militares vão realizar 200 acções de fiscalização preventiva da velocidade, sobretudo em meios urbanos, e com especial atenção para as zonas com passadeiras.
A GNR promete usar todos os meios à sua disposição, nomeadamente os radares fixos e móveis que tem.
Fonte: Renascença, em 24-02-2013

domingo, 24 de fevereiro de 2013

I Divisão AF Braga: Terras de Bouro 4 – FC Roriz 2

Hoje, às 15:00 horas, em jogo a contar para a 18.ª jornada, os seniores jogaram no Campo Municipal da Vila de Terras de Bouro e venceram a equipa forasteira por (4-2).
Com duas expulsões uma para cada lado, o Terras de Bouro teve de se empenhar para levar de vencida o FC Roriz, que deu boa réplica. O último golo, do qual disponibilizamos fotografia, foi marcado por Branca aos 90 minutos.
Com este resultado o Terras de Bouro está isolado no 3.º lugar a um ponto do líder, FC Dumiense e do Cabreiros, que é segundo.

A equipa de Juvenis do Terras de Bouro mantém a perseguição ao Bragafut

Bragafut vence GCDR Lanhas e segura comando
A equipa de juvenis do Bragafut recebeu e bateu o GCDR Lanhas por 10-0, em encontro da 16.ª jornada do campeonato de juvenis da segunda divisão, e continua na frente da tabela classificativa da série B, com mais um ponto que o Terras de Bouro, segundo, que goleou por 6-0 em Crespos.
Na próxima jornada, os juvenis do Terras de Bouro jogam em casa com a equipa Fintas.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Futsal: Jogo Núcleo Rio Homem 6 – Vieira Futsal 4

Hoje, em jogo a contar para a 15.ª jornada da 1.ª Divisão Futsal AF Braga, o Núcleo Rio Homem jogou no Pavilhão Municipal de Terras de Bouro, às 18:00 horas, e venceu o Vieira Futsal por (6-4).
Na próxima jornada, que terá lugar no próximo dia 2 de março, o Núcleo Rio Homem desloca-se ao reduto do MAL, 4.º classificado.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Desportivo Vale do Homem – edição de fevereiro já nas bancas

Já está nas bancas a edição de Fevereiro do jornal Desportivo Vale do Homem. Fique a saber que duas grandes promessas do futebol nacional jogam em Vila Verde, falamos de Regina e Leandra Pereira, ambas internacionais pela selecção portuguesa. Destaque também para o percurso de Terras de Bouro e Caldelas nos respectivos campeonatos, provas em que disputam acesamente a liderança. O revés da medalha mostra-nos duas equipas do Vale do Homem, FC Amares e GD Prado, que já perderam muitos pontos e se encontram em zonas da tabela que não almejavam no início da temporada.
Não perca também as entrevistas aos juniores do Prado e do Vilaverdense, equipas que após uma primeira volta quase irrepreensível se encontram no primeiro lugar da tabela e preparam com confiança a segunda metade da prova. Nuvens negras pairam na serra do Gerês, levando um dos homens fortes do clube local, Mário Costa, a assegurar que vai abandonar as funções de dirigente no final da época. Saiba ainda que o lanhas ainda não encontrou treinador para substituir Ricky, que o Rendufe continua na luta pelo primeiro lugar e que o tesoureiro do Oleiros foi afastado por condução perigosa no transporte dos atletas. Nas modalidades destaque para a passagem do Caldelas às meias-finais da Taça AF Braga e ao facto de um atleta do voleibol do FC amares andar a ser cobiçado por emblemas de renome nacional.
Fonte: Amarense, em 22-02-2013

Aviso à população: período de frio intenso

Alertamos a população para a vaga de frio que vai atingir a nosso território nos próximos dias, com as temperaturas a descerem substancialmente. Aconselhamos as pessoas a usarem roupas quentes e manter as casas aquecidas, não utilizar fogareiros a carvão, ingerir sopas, bebidas quentes e alimentos calóricos e evitar entrar e permanecer em locais fechados e com grande concentração de pessoas, devido ao maior risco de transmissão de vírus.
Recomendamos à população a adoção de medidas para evitar situações de perigo perante as previsões de frio intenso nos próximos dias em todo o território nacional.
A Proteção Civil recomenda que nos dias de frio intenso se tenham alguns cuidados especiais de prevenção a nível pessoal, das condições da habitação e de proteção das pessoas mais vulneráveis aos efeitos na saúde do frio como as pessoas que vivem sós/isoladas ou sem abrigo, os idosos e as crianças.
O frio intenso pode ter efeitos prejudiciais na saúde como o enregelamento, a hipotermia e o agravamento de algumas doenças cardíacas e respiratórias.
Medidas a tomar durante os períodos de frio:
Adote as seguintes medidas gerais
-Vista várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso;
-Use calçado quente e que não escorregue;
-Tome banho com água morna e use creme hidratante em especial nas mãos, pés, cara e lábios;
-Beba líquidos mornos como sopas, chá e leite;
-Coma legumes e frutas;
-Tenha cuidado com a utilização dos aquecimentos a gás e a lenha (braseiras, salamandras, lareiras), para evitar queimaduras e intoxicações;
-Tenha em casa uma reserva de alimentos e medicamentos;
-Promova o arejamento da casa regularmente.
-Quando viajar de automóvel cumpra as regras de segurança: cuidado com a berma da estrada pois pode haver gelo
Tenha as seguintes precauções ao Ar Livre
-Se trabalha no exterior, proteja o corpo com roupa e calçado adequado;
-Em dias de muito vento, procure andar por locais abrigados.
Tome medidas relativamente às pessoas mais vulneráveis:
Pessoas Sós/ Isoladas/ Pessoas Sem-Abrigo
Certifique-se que familiares, vizinhos e amigos que vivem sozinhos, se encontram bem de saúde e em condições de conforto;
-Preocupe-se com as pessoas sem-abrigo.
Crianças
-Quando sair de casa com bebés ou crianças, proteja-os bem do frio.
Idosos
-Se cuida de idosos ou de pessoas com alguma dificuldade de mobilidade, incentive-os a fazer
pequenos movimentos com os dedos, braços e pernas, pois evitam o arrefecimento.
Mantenha-se atento aos Avisos e informações dos organismos oficiais sobre previsões
Meteorológicas e alertas e para mais informação consultem:
-Direcção-Geral da Saúde – www.dgs.pt
-Autoridade Nacional de Protecção Civil – www.prociv.pt
-Instituto de Meteorologia – www.meteo.pt
Se necessitar ligue para: Saúde 24 - 808 24 24 24 e em caso de emergência para - 112
Fonte: Município, em 22-02-2013

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Taxas no Parque Nacional Peneda-Gerês afastam visitantes

Como se já não chegassem os efeitos negativos da crise para o turismo e restauração, as taxas cobradas pelo PNPG para realizar caminhadas a pé ou para atravessar alguns percursos dessa área protegida estão a afastar os turistas de nossa região que, em alternativa, estão a dirigir-se para a vizinha Espanha, onde tais exigências não se praticam. E o pior é que o valor dessas taxas vai para o ICNB, não sendo aqui aplicado, como se justificaria…
Fonte: Geresão, edição de fevereiro de 2013

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Grupo Desportivo de Valdosende vence a Exposição de Presépios de Terras de Bouro

O Grupo Desportivo de Valdosende foi o vencedor da Exposição de Presépios de Terras de Bouro. Este concurso concelhio contou com a participação de 14 presépios e visou recordar a quadra natalícia.
Recordamos que nesta exposição participaram o Clube Frente Cultural de Vilar da Veiga, a Comissão de Protecção de Jovens em Risco de Terras de Bouro, os Centros Sociais de Moimenta, Souto, Vilar da Veiga e Valdosende, o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro (vários trabalhos), o Curso de Termalismo da EPATV e o Grupo Desportivo e Recreativo da Juventude de Valdosende.

Clube de Caça Amigos de Paranhos organiza montaria ao javali

Aqui bem próximo de nós, o Clube de Caça Amigos de Paranhos realiza, no próximo dia 24 de fevereiro, uma montaria ao javali.
Para se inscrever nesta montaria que inclui almoço às 15:00 horas terá de disponibilizar «25 balas».
Para fazer a sua inscrição ligue para os números:
  • 964 347 277 - senhor Alberto;
  • 966 562 821 – senhor Carvalho;
  • 253 368 103 – Café Maia.
Também se pode inscrever pessoalmente no Café Maia.
Às 8:00 horas está previsto o encontro dos caçadores no Café Maia, seguindo-se às 9:00 a montaria.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Terras de Bouro com mais 10 desempregados

(…) De modo geral, no mês passado, o desemprego cresceu em todos os concelhos do distrito de Braga. A excepção foi Vizela, que fechou Janeiro com 1999 desempregados, menos 22 do que no mês anterior.
Os restantes municípios fecharam o mês de Janeiro com os seguintes números: Amares tinha 1555 desempregados inscritos no IEFP, mais 50 do que em Dezembro; Barcelos contabilizava 7353, mais 175; Cabeceiras de Basto tinha 1592 desempregados, mais 80; Celorico de Basto atingiu os 1748, mais 61; Esposende com mais 114 desempregados conta já 2067 pessoas sem trabalho; Fafe contabilizou 4405, mais 66; na Póvoa de Lanhoso há 1595 desempregados, mais 52; Terras de Bouro contou 547, mais 10; Vieira do Minho tinha 1069, mais 86; e Vila Verde fechou o mês passado com 3127 desempregados, mais 49 do que em Dezembro.
Fonte: Correio do Minho, em 19-02-2013

A equipa de Juvenis do Terras de Bouro está a um ponto do 1.º lugar

Bragafut vence Patrimonense e segura comando
A equipa de juvenis do Bragafut recebeu e bateu o Patrimonense por 4-2, em encontro da 15.ª jornada do campeonato de juvenis da segunda divisão, e continua na frente da tabela classificativa da série B, com mais um ponto que o Terras de Bouro, segundo, que goleou por 6-1 em Frossos.
Já o Patrimonense, que era segundo, com esta derrota caiu para a quarta posição, sendo ultrapassado por Maximinense e Terras de Bouro.
Fonte: Diário do Minho, em 19-02-2013

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Indivíduo detido com excesso de álcool no Gerês

No decorrer de uma operação de fiscalização, a GNR do Gerês deteve, no passado Sábado, um indivíduo por se encontrar a conduzir sob o efeito do álcool. Na altura da detenção o condutor apresentava uma taxa de 1,21 gramas de álcool no sangue.
Fonte: Amarense, em 18-02-2013

Terras de Bouro é a autarquia com mais trabalhadores por habitantes no distrito de Braga

Distrito cortou mais que o país
Embora o número de câmaras municipais que aumentaram o quadro de pessoal tenha sido igual ao número das autarquias que diminuíram o número de trabalhadores, a tendência global do distrito de Braga foi de descida, à semelhança do que ocorreu com o saldo global das 308 câmaras municipais do país.
Em 2009, as 14 câmaras municipais do Baixo Minho empregavam diretamente 8.165 funcionários com contrato por tempo indeterminado, mas os trabalhadores municipais caíram para 7.958, à entrada para o ano de 2012. Para a redução dos 207 funcionários
públicos nos municípios do distrito contribuiu, de forma decisiva, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que diminuiu o número de trabalhadores em 249 unidades, compensando amplamente os aumentos registados nos concelhos vizinhos de Braga e de Guimarães, os dois de grande dimensão que não acompanharam a tendência geral.
A redução de 2,54 por cento operada pelos municípios do distrito superou ligeiramente a descida contabilizada pela Direção Geral das Autarquias Locais para os 308 municípios portugueses. Em 2009, as câmaras do país empregavam diretamente 133.702 trabalhadores, número que desceu para 130.522, no final de 2011 (corte de 2,38 por cento). A Câmara Municipal de Sintra foi a que mais divergiu da tendência geral, tendo aumentando o quadro de pessoal em mais de 60 por cento, tendo passado de 1.721 funcionários, em 2009, para 2.760, no final do ano de 2011. Entre as câmaras do distrito, existe um funcionário por cada 106,58 habitantes. No Município de Braga, o rácio é de um trabalhador por cada 102 residentes. Terras de Bouro é a autarquia com mais trabalhadores por habitantes, sendo o rácio de um funcionário municipal por cada 33 residentes no concelho. A autarquia de Vila Nova de Famalicão tem o rácio mais económico, que é de um funcionário por cada 127,6 residentes. No país, a média é de um funcionário municipal por cada 80 portugueses.
Fonte: Diário do Minho, em 18-02-2013

Dr. Joaquim Cracel Viana aponta o dedo: arderam 38% do Peneda-Gerês e até hoje «pouco ou nada foi feito»

38% da Peneda-Gerês ardeu em 12 anos
Parque Nacional acompanha regeneração natural para rearborizar áreas queimadas. Ações serão concertadas com baldios e proprietários.
Em 12 anos, os incêndios queimaram 38% da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Autarcas criticam a falta de rearborização após os fogos, mas os responsáveis garantem que não estão parados.
A crítica, já recorrente do presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo, é clara: o Mezio e o Ramiscal, por exemplo, "arderam [especialmente em agosto de 2006] e estão como estavam; até hoje, a reflorestação não existiu, nem sequer houve proteção contra a erosão".
Joaquim Cracel, autarca de Terras de Bouro, onde o Vale do Gerês foi muito atingido em 2010, secunda-o: "Pouco ou nada foi feito, a não ser uma ações de plantações de árvores autóctones por grupos de cidadãos e empresas".
Miguel Dantas da Gama, dirigente do Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS), acompanha-os: as áreas ardidas "estão a ser tomadas por matos", diz.
"Ainda se estiverem 30 ou 40 anos sem arder novamente, o carvalhal recuperará". A sucessão de fogos e degradação do coberto vegetal é um problema frequentemente denunciado por aquele ambientalista com três décadas de trabalho frequente no terreno e vários livros sobre a fauna, a flora e a gestão do PNPG.
De acordo com dados do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre 2000 e 2012 registaram-se 1098 incêndios (ver infografia), com uma área ardida de 31901 hectares. Equivale a cerca de 46% dos 69596 hectares de área total do PNPG mas, como há "muitas áreas sujeitas a mais do que um incêndio" naquele período, a área ardida corresponde a 38% do total, assume o INCF em resposta escrita ao JN.
Publicado em fevereiro de 2011, o Plano de Ordenamento do parque consagra o Mezio como área de intervenção específica (infografia na página seguinte), com a sua reflorestação. Não está feita, nem é assim tão simples.
Comecemos pela zona do Ramiscal, com estatuto de conservação prioritário pela sua importância, gravemente atingida pelo incêndio de 2006. "Terá de obedecer a um conjunto de ações cuidadas, as quais dependem do potencial de regeneração que venha a desenvolver-se", explica. Esse processo natural está a ser monitorizado e segue-se um plano de intervenções a articular com os conselhos diretivos dos baldios da zona.
No Mezio, foi extraído boa parte do material queimado - como o JN comprovou - e, garante o INCF, foram feitas "algumas ações de contenção da erosão", bem como "ações pontuais de aproveitamento de regeneração natural em pequenos bosquetes", que são "essenciais para a reconstituição" da área florestal. Tudo isto vai ser avaliado para delinear com os baldios ações de recuperação.
No Vale do Gerês, também acometido por incêndios, o ICNF diz ter realizado "inúmeras" atividades de rearborização com espécies autóctones" e de recuperação e controlo de erosão e dois projetos de estabilização de emergência pós-fogo, em articulação com autarquias, baldios, sapadores florestais, voluntariado e associações.
Fonte: Jornal de Notícias, em 18-02-2013

«Aldeias da Saudade» em portal que promete tornar-se referência na busca de informação turística

A Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave apresenta, na próxima sexta-feira, pelas 12h00, na Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, a plataforma online Aldeias da Saudade, no âmbito das Jornadas Técnicas – Soluções Empresariais para a Região.
Aldeias da Saudade é um projeto desenvolvido pela ATAHCA, que ganha forma num portal online com casas de alojamento turístico e parques de campismo situados em espaço rural, no esplendor do Alto Minho. Esta plataforma online apresenta, a quem pretende visitar e ficar alojado nas Aldeias da Saudade, os locais e monumentos a visitar, sugestões de atividades e momentos de lazer em contacto com a natureza e, como não podia deixar de ser, a gastronomia, o artesanato, os usos e costumes a descobrir por quem visitar as aldeias.
As Jornadas Técnicas – Soluções Empresariais para a Região estão inseridas na programação ‘fevereiro 2013 – Mês do Romance’. Além da plataforma online Aldeias da Saudade vão ser debatidos os temas ‘Empreendedorismo em Territórios Rurais’; ‘As Festas Populares, Religiosas e Romarias’; ‘Turismo em Territórios Rurais’; ‘O Artesanato e a Atração Turística’ e ‘Enogastronomia do Alto Cávado’, por especialistas ligados a cada área.
A abertura das Jornadas Técnicas – Soluções Empresariais para a Região fica a cargo do presidente da direção da ATAHCA, José Mota Alves, e do presidente do município de Vila Verde, António Vilela, e o encerramento da presidente da Aliança Artesanal e vereadora do município de Vila Verde, Júlia Fernandes.
Fonte: Terras do Homem, em 18-02-2013

Famalicão foi o município que mais reduziu ao pessoal e Braga foi a câmara da região que mais aumentou pessoal nos últimos quatro anos

A Câmara Municipal de Braga foi a que mais aumentou o número de funcionários do quadro ao longo dos últimos anos, entre a totalidade dos 14 municípios do Baixo Minho. O aumento de quase uma centena de funcionários é revelado num relatório da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), que coloca a Câmara Municipal de Famalicão entre os municípios que mais reduziram no número de funcionários do quadro municipal.
O aumento do quadro de pessoal na edilidade bracarense foi feito em contra ciclo com a tendência geral do país e do próprio distrito, já que a grande maioria dos 308 municípios portugueses registou uma redução do número de trabalhadores.
Os números avançados no relatório da instituição à qual as câmaras municipais reportam as respectivas contas referem-se aos anos de 2009, 2010 e 2011 e fazem saber que o executivo socialista chefiado por Mesquita Machado entrou em 2012 com 1.777 trabalhadores do quadro.
São mais 86 funcionários municipais que os 1.691 que a edilidade bracaren bracarense contabilizava no final de 2009, evolução que corresponde à maior subida registada entre as 14 câmaras do Baixo Minho.
De fora da contabilidade da Direção Geral das Autarquias Locais ficam os trabalhadores que o Município de Braga destacou para quatro das cinco empresas municipais e que, em janeiro deste ano, perfaziam 516 funcionários, estando 326 na Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, 168 nos Transportes Urbanos de Braga, 11 no Parque de Exposições e outros 11 na Empresa Municipal de Habitação de Braga. A DGAL também não contabilizou os funcionários públicos afetos às empresas municipais das outras câmaras municipais nem dos respetivos serviços municipalizados.
Entre as 14 câmaras do distrito, metade chegou a janeiro de 2012 com um número de trabalhadores inferior ao que registava em 2009. Foram os casos de Amares, Barcelos, Cabeceiras de Basto, Esposende, Fafe, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão.
O município famalicense assumiu mesmo uma posição diametralmente oposta ao da autarquia bracarense, tendo-se afirmado como o que mas reduziu o quadro de pessoal. Tinha 1.298 trabalhadores, no final de 2009, mais entrou em 2012 com 1.049 funcionários, o que traduz uma redução ligeiramente acima dos 19 por cento.
Entre as outras seis autarquias que, além de Braga, também aumentaram o número de trabalhadores contam-se Celorico de Basto, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vila Verde e Vizela.
O município vimaranense quase igualou o aumento de Braga, somando 85 trabalhadores aos 1.611 que tinha em 2009, enquanto que as autarquias do Lanhoso e de Terras de Bouro aumentaram marginalmente o número de funcionários face a 2009, mas reduziram os respectivos quadros de pessoal face ao ano de 2010.
O Diário do Minho tentou, ao longo dos últimos dias, obter uma reacção da Câmara Municipal de Braga, mas não foi possível qualquer comentário do Gabinete da Presidência.
Fonte: Diário do Minho, em 18-02-2013

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Terras de Bouro nos quatros da Taça AF de Braga

Depois de ter afastado o FC Amares da taça a equipa do Terras de Bouro foi ao terreno do Travassós (Honra) vencer por duas bolas a zero e seguiu para os quartos-de-final da Taça AF Braga. O avançado Miguel Gama abriu o activo para os terrabourenses, ainda no decorrer da primeira parte, e Bruninho fechou a contagem no segundo tempo.
Nesta ronda destaque ainda para eliminação do Martim pelo Dumiense e do Torcatense pelo Forjães. Na Póvoa de Lanhoso o Vieira afastou no Porto d´Ave na marcação das grandes penalidades.
Resultados dos oitavos-de-final:
São Mamede-Ninense 0-3
Torcatense-Forjães 1-1 (2-4, g.p.)
Porto d´Ave-Vieira 1-1 (2-5, g.p.)
Arões-Pevidém 3-2
Travassós-Terras de Bouro 0-2
Celeirós-Regadas 1-0
Martim-Dumiense 0-1
Soarense-Brito 1-1 (1-2, a.p.)
Fonte: Desportivo Vale do Homem, em 17-02-2013