segunda-feira, 23 de maio de 2011

Município de Terras de Bouro apoia criação de Equipa de Cuidados Continuados Integrados

Desde o passado dia 2 de Maio, com aprovação de uma candidatura Contrato Emprego Inserção (CEI) pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que o Município de Terras de Bouro integra uma funcionária, com funções de assistente operacional, na Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) do Centro de Saúde de Terras de Bouro, equipa até aqui formada por enfermeiros, médico e assistente social. O Município com esta candidatura, para além da reintegração na vida activa de um trabalhador, reforça a ECCI com uma assistente operacional na prestação de cuidados de saúde à comunidade Terrabourense, prestando apoio nos cuidados de saúde domiciliários de natureza preventiva, curativa e de reabilitação, assim como, acções paliativas, de apoio psicossocial e ocupacional.
Durante as visitas domiciliárias os profissionais investem na promoção da saúde e prevenção da doença adequando os cuidados de saúde às necessidades específicas da população, bem como, capacitando os prestadores de cuidados formais e informais para o cuidado à pessoa dependente.
São objectivos desta equipa: cuidados de reabilitação; capacitação do prestador de cuidados; adaptação do domicílio a pessoas com incapacidades (gestão do ambiente físico); apoio no desempenho das actividades de vida diária; tratamento de ferida; acções paliativas.
Para o utente ser referenciado à Equipa de Cuidados Continuados Integrados, deverá de reunir critérios clínicos, sendo encaminhado pelo seu médico, enfermeiro e assistente social para a prestação de cuidados programados, nunca de urgência.
A Equipa Multidisciplinar assegura, ao longo dos 7 dias da semana e dentro do horário de funcionamento normal do Centro de Saúde, devendo as visitas dos profissionais ser programadas, regulares tendo por base um plano individual de intervenção, proposto pela equipa e aceite pelo utente e família.
Fonte: Metronews, em 23-05-2011

Sem comentários: