quinta-feira, 26 de maio de 2011

Eleições legislativas sob tensão da crise económica e social

Os portugueses são chamados a votar no próximo dia 5 de Junho. É mais um domingo eleitoral, desta vez vivido em clima de grande tensão económico-financeira, com repercussões sociais que se avizinham ainda mais graves. A necessidade de Portugal pedir ajuda financeira externa marca estas eleições, que se destinam oficialmente a escolher os deputados à Assembleia da República. Mas do resultado serão tiradas as ilações para a constituição de um novo governo.Os socialistas apostam na continuidade de José Sócrates como primeiro-ministro. Já o PSD apresenta Pedro Passos Coelho como candidato à liderança de um novo governo. O CDS-PP de Paulo Portas perfila-se como o elemento necessário para a formação de um governo maioritário de coligação. À esquerda, a CDU de Jerónimo de Sousa e o Bloco de Esquerda de Francisco Louçã procuram capitalizar o alto momento de crise. Além destas cinco forças partidárias, o boletim de voto vai apresentar mais uma série de pequenos partidos sem representatividade do Parlamento.
Com argumentos mais sociais, economicistas, liberais ou conservadores, os candidatos a deputados e as forças políticas desdobram-se ao longo destas semanas em acções de campanha, nos diferentes círculos eleitorais, como é o caso do distrito de Braga, que elege 19 deputados.
No Vale do Homem, o socialdemocrata João Lobo é o que se apresenta com mais expectativas de poder vir a ser eleito para Assembleia da República. O presidente da Assembleia Municipal de Vila Verde está em oitavo lugar da lista do PSD no distrito e tem-se assumido como representante do mundo rural. A lista do PSD por Braga é encabeçada por Miguel Macedo e tem como grande objectivo conseguir a eleição de oito deputados, precisamente o resultado necessário para garantir a eleição de João lobo como deputado.
Já o PS tem António José Seguro à cabeça, deixando Ricardo Gonçalves em 11º lugar, já longe dos lugares elegíveis e expectáveis entre os socialistas, que depois dos nove eleitos em 2009 esperam segurar oito deputados. No distrito, o CDS elegeu dois deputados em 2009 e volta a concorrer com Telmo Correia à cabeça. A CDU e o BE repetem igualmente os cabeças-de-lista por Braga, respectivamente Agostinho Lopes e Pedro Soares. Ambos elegeram um deputado cada, em 2009.
Fonte: Terras do Homem, em 26-05-2011

Sem comentários: