quinta-feira, 10 de março de 2011

Gerês: que compromisso!

Foi assinado ontem um compromisso de honra e de progresso que assenta nas potencialidades do Gerês e pretende fazer desta terra uma ponte de desenvolvimento e destino de excelência nacional e internacional, sob a liderança da Associação Comercial de Braga e Câmara Municipal de Terras de Bouro.
O salão nobre da Câmara Municipal de Terras de Bouro pode ter acolhido ontem um acontecimento histórico para o progresso daquela terra, o lançamento do “Aponte para o Gerês” e a assinatura do “Compromisso da Esperança” por várias entidades, desde a Turel, ADERE-Minho, Unidade de Acompanhamento do Alto Cávado, Model Stand e Ideia Cinco.
O programa começou a ser elaborado após a tragédia dos incêndios no Verão que causou profundos prejuízos à economia de Terras de Bouro.
Se um por cento das empresas...
Convidar as 700 mil empresas e organizações a fazer uma reunião no Geres é uma das primeiras medidas propostas pelo programa elaborado pela Associação Comercial de Braga. Se apenas um por cento das empresas e organizações portuguesas aceitarem este desafio, para seminários, reuniões de administração e outras, teremos cerca de cem mil pessoas no Gerês, num ano, e 35 milhões de euros gastos no Gerês em dois anos, o que equivale a sete orçamentos municipais anuais — revelou Abílio Vilaça.
O Director-Geral da Associação Comercial, depois da apresentação de um estudo sobre as fragilidades e potencialidades do território de Terras de Bouro, elencou um conjunto de projectos a desenvolver no âmbito do programa.
Um é a criação de um viveiro e centro de experimentação de empresas em Balança, num pavilhão municipal abandonado há dez anos que será requalificado para acolher onze alvéolos empresariais e trazer para este concelho o sucesso de Vila Verde e de Amares.
Este pavilhão, em Balança, face à estrada nacional, pode acolher onze incubadoras de pequenas empresas, bem como espaço de exposições e venda, salas de reuniões, sala de espera e gabinete de administração, segundo um projecto elaborado pela Associação Comercial que a Câmara de Terras de Bouro aceitou de imediato.
Convidar as grandes organizações ecológicas (Quercus e Green Peace) a fazerem seminários e estudos no “Santuário Ecológico” que é o Gerês é outro dos desafios de “Aponte para o Gerês”, bem como um livro e conferência internacional em Lisboa, em Outubro deste ano, com cerca de trinta personalidades do Norte de Portugal e da Galiza, para os quais já foram convidados Pedro Arroja e Fernando Ignacio Laxe, ex-presidente da Junta da Galiza.
A criação de um grupo de Embaixadores do Gerês, entre personalidades mediáticas portuguesas, bem como o lançamento da Feira Termaliaqua, em 2012, sobre natureza, turismo, termalismo e saúde, contam-se entre os projectos em desenvolvimento. O projecto “Aponte para o Gerês” já está no Facebook de modo a ultrapassar as fronteiras.
Fonte: Correio do Minho, em 10-03-2011