quinta-feira, 31 de março de 2011

Crise e mau tempo afastaram amantes da gastronomia de Terras de Bouro

Não correu tão bem como o esperado o ‘Fim-de-semana’ gastronómico realizado, no passado fim-de-semana, em Terras de Bouro. Quem o admite é o próprio presidente da Câmara Municipal terrabourense, Joaquim Cracel, que reconheceu que “apenas num ou noutro restaurante houve um aumento significativo do consumo”, mas que, regra geral, “o certame ficou aquém das expectativas criadas.
Para além da crise que afecta a generalidade das famílias portuguesas, “o mau tempo também não terá ajudado”, palpitava o edil.
Esta era uma iniciativa conjunta do município de Terras de Bouro e da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal que promoviam, entre os dias 26 e 27 de Março, em 18 restaurantes do concelho, o tradicional ‘Cozido de Terras de Bouro’.Também conhecido por 'Cozido de Couves com Feijão', este prato distingue-se pela originalidade dos ingredientes e pela sua confecção que, em conjunto, dão origem a uma genuína e ancestral refeição minhota que faz lembrar um dos modos alimentares do campo nos tempos idos e que, hoje, é considerado um manjar de gente rica e amiga do mundo rural, que aproveita a apresentação desse festival gastronómico para “matar saudades” da vida do campo, através da degustação de uma refeição feita de produtos vindos da horta. A sua confecção e os temperos como o azeite e os pedacinhos de alho fazem o resto. Se a isto acrescentarmos, à sobremesa, a aletria ou as rabanadas, completa-se a refeição do lavrador em dias de grandes serviços no campo ou de festa. Para digestivo, tem pleno cabimento a bagaceira de lavrador.
Uma receita ancestral
O modo de confeccionar este prato é conhecido por “cozedura monumental”, pois as carnes são colocadas a cozer num pote e, depois, é que se lhe juntam as couves galegas traçadas, frescas, da horta, e o feijão amarelo, também difícil de encontrar, pois é originário das terras altas e frias, o qual também é cozido. O gosto do azeite em abundância e os dentes de alho, dão-lhe um paladar especial.
Fonte: Terras do Homem, em 31-03-2011

Sem comentários: