Um modelo de intervenção assente na prevenção, um diagnóstico precoce de pessoas com Diabetes, a realização de campanhas de informação dirigidas à população em geral e a assumpção de uma atitude crítica face aos comportamentos que comprometam o equilíbrio do organismo estão também entre os objectivos.

“É preciso encorajar os cidadãos a serem responsáveis pela sua própria saúde” dizem os responsáveis que irão, por isso, aplicar um questionário onde pretendem conhecer a história pessoal e familiar das pessoas, com o objectivo de identificar grupos de risco acrescido de desenvolvimento das Diabetes. Os rastreios serão uma das faces mais visíveis deste projecto.
No acordo assinado é estipulado que serão as pessoas com diabetes, com e sem complicações da doença e em risco acrescido de desenvolvimento de Diabetes os principais destinatários.
No final, a Santa Casa pretende ter um diagnóstico a cerca de 50% da população abrangida pela área de intervenção; divulgar os factores de risco e boas práticas para evitar a diabetes a 100% da população escolar dos cinco concelhos; incrementar a prática do exercício físico e comportamentos saudáveis, através da realização de uma caminhada anual contra a doença, abrangendo cerca de 1000 participantes.
A câmara de Amares, no âmbito do acordo assinado, fica encarregue de apoiar na organização e divulgação da caminhada e da divulgação do projecto junto dos responsáveis locais. O acordo tem um limite temporal de três anos.
Fonte: maisactual.pt, em 19-03-2011
Sem comentários:
Enviar um comentário