terça-feira, 25 de outubro de 2011

"Vilarinho da Furna: Memórias do Passado e do Futuro" - um livro do prof. dr. Manuel Antunes que evoca a aldeia submersa

“Vilarinho da Furna: Memórias do Passado e do Futuro” é um livro da autoria do Professor Dr. Manuel Antunes, editado pelo Centro de Estudos da População, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de humanidades e Tecnologia, com o apoio da AFURNA – Associação dos Antigos Habitantes de Vilarinho da Furna.
Neste livro, o autor reúne uma série de artigos seus dispersos por várias publicações ou editados, acrescentando-lhe uma recolha de natureza etnográfica acerca dos usos e costumes das gentes daquela localidade e outros documentos de grande interesse histórico sobre Vilarinho da Furna e a luta dos seus habitantes pelos direitos que lhes assistem.
Vilarinho da Furna reside na alma dos portugueses como um paraíso perdido onde se evoca a lembrança quase mítica de um passado comunitário, surgindo como um monumento sempre que novas aldeias submergem às águas de uma nova albufeira de uma barragem em qualquer outra região do país, sejam elas a Foz do Dão ou a Aldeia da Luz, afundadas respectivamente pelas águas das barragens da Aguieira e do Alqueva.
Fonte: Blogue do Minho

Sem comentários: