domingo, 23 de outubro de 2011

T. Bouro: Agricultura e turismo são boas oportunidades

Agricultura e turismo são as duas grandes áreas que oferecem mais oportunidades de negócio na área de Terras de Bouro. Esta é, pelo menos, a opinião do autarca terrabourense, Joaquim Cracel, falando a propósito do seminário que, ontem, foi promovido pela Braga - Capital Europeia da Juventude 2012, sobre ‘Empreendedorismo Sustentável’.
“Tanto a agricultura como o turismo são as duas maiores potencialidades que o nosso concelho oferece aos mais jovens”, sublinhou o presidente da Câmara de Terras de Bouro.
No último ano, foram implantados no concelho, mais concretamente na área do Vale do Homem - Carvalheira, Covide e Sta Isabel do Monte - três produções na vertente da produção de gado bovino. Duas delas já estão no terreno e a terceira ainda se está a instalar.
“Quanto ao turismo, há ainda muitas oportunidades para aproveitar. Temos realmente oferta de alojamento e turismo rural - e que este ano até tiveram uma grande procura - mas faltam actividades de animação turística, que sirvam de entretenimento para os seus tempos livres que aqui passam”, sublinhou o responsável.
No auditório municipal decorreu mais uma sessão ‘Regio Polis’ da Braga - CEJ 2012, dinamizada por Rudolfo Correia e Mónica Duro, além de outros voluntários, que estão a percorrer as várias autarquias do distrito de Braga, no sentido de chamar os jovens à cidadania, mas também ouvindo as suas propostas para o seu município.
“Estas sessões servem para incluirmos todos os jovens do distrito e também divulgarmos o projecto da CEJ e do banco de voluntariado, onde podem participar activamente em todos os eventos que vamos produzindo”, referiram os dinamizadores do projecto.Produtos locais com êxito na feira tradicional
A tradicional ‘Feira de S. Martinho’ de Terras de Bouro foi antecipada este ano e decorreu, ontem, no âmbito das comemorações do ‘Dia do Município’, que se prolongam até hoje. Há venda estiveram as primeiras castanhas na Praça do Município - cujos produtores avançam que este ano “a produção não é das melhores”.
Para além das castanhas, estiveram também à venda vários produtos locais e regionais, desde a regueifa de pão (rosca), tremoços e azeitonas, doçaria variada, nozes, mel, produtos frutícolas e hortícolas, e também algum artesanato minhoto, como a cestaria e os bordados dos tradicionais lenços de namorados da ‘Aliança Artesanal’ de Vila Verde.Castanhas deste ano têm pouca qualidade
O stand da ‘ti’ Cândida - tal como é conhecida na vila terrabourense Cândida Antunes - dispunha de vários dos produtos supramencionados - a esmagadora maioria dos quais produzidos e preparados pela própria, agricultora e vendedora, que percorre há anos as várias feiras e certames do género na região.
“Vai-se vendendo”, atira. “O negócio não está tão bom quanto era antigamente, mas também não está assim tão mau”, assegurou.
Os chás variados com a marca da Fundação ‘Calcedónia’, com sede em Covide, Terras de Bouro, foram, todavia, dos produtos que, ontem, mais sucesso tiveram junto das pessoas que se iam juntando ao longo da tarde para a festa que iniciou com uma desfolhada tradicional e que culminou com a actuação do artista Augusto Canário e os seus amigos.
Fonte: Correio do Minho, em 23-10-2011

Sem comentários: