quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Exposição de artes plásticas da artista terrabourense – Luzia Ferreira Teixeira – Lucy Bream

Divulgamos a exposição de artes plásticas da artista terrabourense Luzia Ferreira Teixeira – Lucy Bream – «Paradoxos… Senda da Luz» e ainda a apresentação do Livro «Divagações - À Flor da Alma e do Mar» da autora Donzília Martins.
Informamos que no próximo dia 20 de outubro o Centro de Animação Termal do Gerês receberá uma exposição desta nossa artista.A Galeria das Juntas de Freguesia da Cidade de Guimarães (S. Paio, S. Sebastião e Oliveira do Castelo), situada no Edifício S. Francisco Centro, Loja 65 – Alameda de S. Dâmaso, acolheu, novamente, uma exposição de artes plásticas – pintura da artista terrabourense radicada em Guimarães, Luzia Ferreira Teixeira – Lucy Bream, intitulada «Paradoxos… Senda da Luz» a qual foi inaugurada no passado dia 16 de Setembro pelas 21:30h.
A inauguração contou com a presença dos presidentes das autarquias locais, bem como com representantes de outras autarquias, artistas plásticos, poetas, imprensa local, outras entidades e demais convidados.
Os presidentes das entidades acolhedoras tomaram a iniciativa de fazer os discursos e as apresentações à luz apagada, para que se pudesse observar “Exposição de pintura na escuridão”, felicitaram a artista pelo seu desempenho e ineditismo nesta instalação, bem como por todos os eventos artísticos efectuados nesta galeria-sede e na comunidade.
De seguida, passaram a palavra à artista que interagiu os seus agradecimentos e apresentação da Exposição e “Senda” com alguns dos presentes, nos seguintes termos: «Em primeiro lugar, quero agradecer às juntas de freguesia da cidade de Guimarães, S. Paio, S. Sebastião e Oliveira do Castelo, nas pessoas dos seus presidentes, pelos convites, feitos desde 2007 - sendo este o quinto ano consecutivo -, para expor neste espaço e que, a partir daí, me tornei, tal como referido nas suas palavras, a única artista com convite para uma exposição efectiva anual, como agradecimento pelos trabalhos sociais prestados à comunidade.
Agradeço, igualmente, a todos os presentes e àqueles que, mesmo ausentes, me dão apoio, encorajam e ajudam a superar os meus objectivos. É uma honra inaugurar esta nova coleção nesta galeria e espero ter superado as vossas expectativas. É uma exposição voltada para “ a Criança que existe dentro de nós”.
Um agradecimento muito especial aos meus bons companheiros de caminhada na minha “Senda” ao longo da vida, a quem dedico esta coleção, para a qual ainda tenho muitos temas a elaborar, assim como também aos dois municípios, Terras de Bouro, a terra que me viu nascer e conservo as fortes raízes, e a Guimarães, a terra adoptiva na infância, que me viu e ajudou a crescer.
Esta exposição foi elaborada sobre o tema «PARADOXOS... SENDA DA LUZ». Um «paradoxo» consiste em duas ideias contrárias e ao mesmo tempo possíveis que, em certas condições, afirmam exatamente o inverso uma da outra e, noutras circunstâncias, podem ser ambas verdadeiras. (Como, por exemplo, a representação de uma cabana na floresta, num belo dia de sol, que em determinadas condições e em simultâneo, é o luar sobre um rio assombrado.) «Senda de Luz»! - "Ninguém se torna iluminado imaginando figuras de luz... mas, sim, tornando-se consciente na escuridão." Uma frase de; Carl Gustav Jung.- E o facto de observarmos esta exposição sem luz, dá-nos a possibilidade de fazer essa reflexão...»Durante a cerimónia de inauguração, foi oferecida uma obra a óleo sobre tela, da autora, elaborada em 2004, sobre o tema «Encontro Mundial – Município de Guimarães», pelo décimo aniversário da elevação do Centro Histórico de Guimarães a Património Cultural da Humanidade, desde 13 de Dezembro de 2001. A qual foi descodificada, quando exposta no Posto de Turismo de Guimarães em 2004, por uma menina de nove anos a quem foi agora é entregue.
A artista apresentou, ainda, uma tela - ilustração para a capa de um livro da sua autoria, um conto infantil e poético intitulado «Ondina e Olimar – Um Extraterrestre na Terra – Planeta Encantado» que visa ser editado também em francês e publicado em França, o qual conta com a colaboração, nas ilustrações, de Axel Bouquett, um menino francês de 13 anos, e de Raquel Teixeira de 15 anos. Este será o próximo passo da artista.Esta obra foi apresentada pelo Dr. Barroso da Fonte, editor e diretor; da "Editora Cidade Berço" e do Jornal "Poetas e Trovadores", contou também com a intervenção e apresentação da aurora do livro feita pelo Dr. Angelino Pereira, da artista expositora, Luzia Ferreira Teixeira - Lucy Bream, com a presença da autarquia local, de outras entidades e demais convidados, seguida de uma tertúlia e sessão de autógrafos.
Esta exposição foi prolongada e estará patente ao público até ao dia 12 de outubro de 2011 no horário seguinte: de segunda-feira a sexta-feira das 10:00h às 13:00h e das 15:00h às 19:00h.
Estando a mesma, ainda a ser agendada para a próxima mostra, com perspectiva de uma nova configuração, no Auditório do Centro de Animação Termal do Gerês, para o dia 20 de Outubro de 2011.Esta obra foi apresentada pelo Dr. Barroso da Fonte, editor e diretor; da "Editora Cidade Berço" e do Jornal "Poetas e Trovadores", contou também com a intervenção e apresentação da aurora do livro feita pelo Dr. Angelino Pereira, da artista expositora, Luzia Ferreira Teixeira - Lucy Bream, com a presença da autarquia local, de outras entidades e demais convidados, seguida de uma tertúlia e sessão de autógrafos.
Esta exposição foi prolongada e estará patente ao público até ao dia 12 de outubro de 2011 no horário seguinte: de segunda-feira a sexta-feira das 10:00h às 13:00h e das 15:00h às 19:00h.
Estando a mesma, ainda a ser agendada para a próxima mostra, com perspectiva de uma nova configuração, no Auditório do Centro de Animação Termal do Gerês, para o dia 20 de Outubro de 2011.

Sem comentários: