quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Terras de Bouro: S. Martinho até domingo

Augusto Canário e amigos são a cabeça-de-cartaz da Festa de S. Martinho que começa hoje, às 10 horas, e se prolonga até domingo, com muitas actividades recreativas, económicas e culturais, na Vila do Gerês.
O programa de hoje, dia feriado municipal, decorre no auditório Emídio Ribeiro, Centro de Animação Termal, com a apresentação de dois livros e a inauguração de uma exposição de pintura. Os livros são da autoria de Agostinho Moura ‘Memórias Geresianas’ e de Rosa Frenanda Moreira da Silva ‘O Gerês: de Bouro a Barroso’.A exposição de pintura é da artista terrabourense radicada em Guimarães, Luzia Teixeira e intitula-se ‘Paradoxos... Senda da luz’.
Para amanhã o programa conta com a presença atenta da comitiva francesa de Saint Arnoult-en-Yvelines, terra geminada com Terras de Bouro que está presente e vai acompanhar a desfolhada tradicional no ‘Cantinho de Antigamente’, em Covide, a partir das 21.00 horas, seguindo--se uma noite de fado.
O sábado é o dia mais preenchido, com uma caminhada de S. Martinho pelo trilho dos moinhos de Santa Isabel do Monte - cujas inscrições podem ser feitas até ao fim do dia de hoje através do div.cultural@gmail.com - a partir das 10.00 horas. Às 14 horas abre a feira de produtos locais, na Praça do Município, em Terras de Bouro, seguindo-se um seminário sobre ‘Regiopolis e o empreendedorismo sustentável’, nos Paços do concelho.
Às 17.30 horas, a desfolhada e malhada tradicionais, com o rancho folclórico de Balança, animam a praça central de Terras de Bouro até cerca das 18.15 horas, momento para o magusto.
À noite, ‘Augusto Canário e os Amigos’ fazem a delícia dos terrabourenses até cerca das 23.30 horas.
No domingo, além da feira de produtos locais, há uma corrida de cavalos, às 15.00 horas, e a tarde é animada pelo Rancho da Carvalheira.
Fonte: Correio do Minho, em 20-10-2011

Sem comentários: