quinta-feira, 21 de abril de 2011

EEA Grants - sessão de encerramento do projecto em Montalegre

A ADERE- Peneda Gerês vai realizar, no próximo dia 29 de Abril, 6ª Feira, o Seminário de encerramento do projecto “A Conservação dos urzais e o desenvolvimento no planalto da Mourela”, que se vai realizar no auditório Municipal de Montalegre (no pavilhão multiusos). Na sessão de abertura o seminário vai contar com a presença da, Exma. Senhora Embaixadora da Noruega (Inga Magistad), Presidente da Câmara Municipal de Montalegre (Dr. Fernando Rodrigues), Director do DGAC-Norte/PNPG (Dr.Guilherme Lagido Domingos), Coordenador da unidade de gestão Nacional EEA Grants (Dr. António Chaves), e o Vogal do Conselho de Administração da ADERE-PG (Dr. Joaquim Cracel Viana).
Este projecto foi desenvolvido no âmbito do projecto de financiamento EEA Grants, um mecanismo financeiro do espaço económico europeu com o financiamento da Irlanda, Liechtenstein e Noruega.
O projecto teve início em Março de 2009, promovido pela ADERE-Peneda Gerês em parceria com a Câmara Municipal de Montalegre, o INCB/PNPG, a empresa Natura e Usos e a Universidade de Bergen.
Com a realização deste Seminário pretende-se dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos no âmbito deste projecto, nomeadamente as acções de campo (roço de mato, condução de giestal, fogo controlado e apoio às vezeiras) realizadas nos sete baldios do planalto da Mourela: Covelães, Paredes do Rio, Pitões das Júnias, Sezelhe, Travassos e Tourém. Paralelamente, foi recuperada a casa de Pitões das Júnias para um centro interpretativo, pretendendo explicar a importância destas acções no desenvolvimento sustentável de toda esta área e das populações. Este centro está muito vocacionado para a recepção de escolas, através da apresentação dos materiais produzidos, de uma exposição, um guia de campo, materiais pedagógicos, percursos interpretativos, quiosques multimédia, um documentário e folhetos.
No final será feita uma mostra de produtos tradicionais da região para todos os participantes.
Para mais informações ou reservas de alojamento, não hesite em contactar-nos.
Fonte: ADERE Peneda-Gerês, em 20-04-2011

Sem comentários: