quinta-feira, 28 de abril de 2011

Comunidade educativa de Rio Caldo evocou morte e ressurreição de Cristo

Fazendo jus à festiva época pascal, a comunidade educativa e escolar da Escola EB 2,3 de Rio Caldo, do Agrupamento de Escolas de Rio Caldo, como súmula do segundo período escolar, realizou, na Cripta de São Bento, a sua actividade pascal denominada de ‘Celebração Ecuménica’.
De acordo com os responsáveis pela acção, a elaboração e concepção de uma celebração ecuménica visou, essencialmente, “aprofundar o conhecimento mútuo entre as várias ideologias religiosas através de uma ‘unidade religiosa’, tendo como prática comum: a adoração, o louvor e a oração a Deus”.
Este ano, a celebração ecuménica foi presidida pelo padre Marco Paulo Gil, do arciprestado da Póvoa de Lanhoso e docente da disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica, ao qual agradecem os agentes locais “a disponibilidade e entusiasmo patenteado, que alegrou todos os presentes com as suas orientações litúrgicas”.
Esta celebração foi, ainda, animada liturgicamente pelos alunos do segundo e terceiro ciclo de escolaridade, sob a égide dos docentes Nuno Gonçalves e Cláudia Cunha, tendo proporcionado, aos presentes, “um ambiente de alegria contagiante advindo das suas canções”.
Ao longo de toda a cerimónia, foi evidente um clima de respeito e harmonia entre todos os participantes, os quais, discentes e docentes, participaram activamente nos vários momentos da celebração, a saber: a ‘lectio divina’, o ofertório solene que foi dinamizado pelos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo, e por fim, a participação na peça de teatro intitulada ‘Jesus, nosso Pai’.
Após o cântico final da celebração, todos os envolvidos foram agraciados com o reconhecimento dos presentes, com uma salva de palmas, pelo seu mérito e participação activa no planeamento e concepção da mesma, por parte de toda a comunidade educativa e escolar de Rio Caldo.
Fonte: Terras do Homem, em 28-04-2011

Sem comentários: