quinta-feira, 28 de abril de 2011

Investimento europeu para projectos turísticos na região

Os municípios de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde integram o consórcio Minho In, que visa assegurar o acesso a fundos europeus para investimentos nas áreas da gastronomia, turismo, saúde e bem-estar ou artes e ofícios tradicionais. O Minho In congrega as Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Ave, e do Cávado, com o objectivo de captar mais oito milhões de euros de investimento.
Conforme explicou o gestor do Plano Operacional Regional do Norte (ON 2), Mário Rui Silva, “estamos a falar da valorização das tradições locais, dos recursos naturais, do ambiente, da gastronomia e do vinho”. “Sempre numa óptica de criar valor acrescentado”, explicou o gestor do ON 2.
Este novo quadro de financiamento, previsto ao abrigo do programa de financiamento Provere Minho In, contempla alguns investimentos em municípios como Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, assim como em Ponte de Lima, Barcelos, Póvoa de Lanhoso, Taipas e Melgaço, entre outros.
Entretanto, foram já assinados os primeiros contratos de financiamento de projectos do Provere Minho In, no total de 600 mil euros, vocacionados para o enoturismo e para a “nova gastronomia” e produtos locais na restauração.
Revitalizar margens do rio Alvito para fomentar turismo termal
No concelho de Amares, de acordo com o que foi avançado pelo presidente da autarquia, José Barbosa, as candidaturas apresentadas dizem respeito a investimentos no campo das artes, com vista, nomeadamente, à criação de uma Galeria de Artes no actual Posto de Turismo e Informação de Ferreiros, para que esse espaço possa, no futuro, acolher exposições diversas.
(…)
Requalificação da Vila Termal do Gerês
Em Terras de Bouro, os investimentos aprovados dizem respeito a uma requalificação urbana necessária na Vila do Gerês, uma vez que há pequenas intervenções a fazer, como a criação de um jardim no largo das termas ou proceder à requalificação do pavimento de algumas ruas.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal local, Joaquim Cracel, os projectos terão que ser apresentados até Agosto próximo.
O edil desvendou, ainda, que no âmbito do ON 2 está prevista a criação de uma área de fomento à venda de produtos locais, na freguesia de Valdosende.
(…)
Fonte: Terras do Homem, em 28-04-2011

Sem comentários: