terça-feira, 19 de abril de 2011

Legislativas: reacção do Exmo. Senhor Presidente da Câmara à decisão tomada pela deputada terrabourense, Dra. Teresa Fernandes

Publicamos a reacção do Exmo. Senhor Presidente da Câmara, Dr. Joaquim Cracel Viana, à decisão tomada pela deputada terrabourense em não integrar as listas do PSD nas próximas eleições legislativas.

Como Terrabourense e como Presidente do Município de Terras de Bouro não posso nem quero ficar alheio a mais um rude golpe na nossa dignidade colectiva. Todos temos orgulho em tantos Terrabourenses que souberam e sabem dignificar a nossa terra. Nomeio alguns do presente, mesmo sabendo que vou esquecer muitos outros: Professor Doutor Viriato Capela, Padre João Aguiar, Frei Bento Domingues, Frei Bernardo Domingues, Dr. José Araújo, Comendadora Maria Adelaide Soares, etc., etc.
Que motivo me leva a escrever estas palavras? Apenas um!
Acabei de ler a carta da terrabourense Dr. Teresa Fernandes, endereçada ao Presidente da Comissão Distrital do PSD de Braga, a recusar integrar as listas do PSD às próximas eleições legislativas. Os argumentos que aí apresenta para essa decisão são absolutamente correctos e adequados e merecem, da minha parte, todo o apoio e solidariedade, mas também a raiva ou a revolta que qualquer Terrabourense, como eu, deve sentir neste momento.
Porque somos de um concelho pequeno, pouco populoso, sem “peso político”, como dizem vários “intelectuais” do mundo da política, somos facilmente ultrapassados por outros interesses, melhor, por outras “golpadas baixas da política” que, infelizmente, se fazem no nosso país. E há ainda quem não compreenda que os “políticos” em Portugal tenham uma imagem tão negativa!
É, efectivamente, preocupante que a política continue a ser um jogo de interesses onde, teimosamente, vale tudo. O trabalho, a dedicação e a competência das pessoas nada conta quando estão em jogo outros interesses.
Concordo inteiramente com a Dr.ª Teresa quando afirma na sua carta: «A um líder pede-se que tenha a coragem de assumir as suas decisões. A um líder pede-se que seja um exemplo de carácter na forma de actuar.» E mais: «A política sem coração e coragem para assumir decisões é uma vergonha.»
A Dr. Teresa Fernandes, com esta decisão e com esta grandeza de carácter, acaba por dignificar os Terrabourenses. Efectivamente, não andamos na política e noutras nobres actividades (ou que deviam ser nobres) por interesses próprios. Lutamos por valores, por princípios e por projectos.
Ao longo de ano e meio de mandato autárquico como Presidente da Câmara tive ocasião de abordar alguns assuntos do nosso concelho com a Dr.ª Teresa Fernandes: Plano de Ordenamento do PNPG, rede viária nacional, incêndios florestais e protecção civil, entre outros. Tive da parte da Sr.ª Deputada a abertura, o apoio e a solidariedade que se exigem a quem estava no Parlamento para defender a sua terra.
Como Presidente da Câmara de Terras de Bouro faço votos que não se cale por completo a nossa voz na Assembleia da República e que o Dr. Ricardo Gonçalves, embora não sendo Terrabourense, possa ser a voz de Terras de Bouro e de outros concelhos mais pequenos do distrito de Braga, sendo eleito deputado. O nosso Concelho precisa de apoios e de quem faça ouvir a nossa voz. A Dr.ª Teresa Fernandes era uma dessas vozes, como já referi atrás. E, também por isso, lamento esta situação.
Perdemos uma Deputada, mas, com a atitude da Dr.ª Teresa Fernandes, continua firme a nossa dignidade de Terrabourenses. Mais do que nunca!
Termino, endereçando à Dr.ª Teresa Fernandes os meus parabéns e o meu agradecimento pelo trabalho que realizou na Assembleia da República em representação do nosso Concelho.
O Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro
Joaquim José Cracel Viana

1 comentário:

Unknown disse...

Não sendo Terrabourense, mas como eleitor do Distrito de Braga, que votou PSD, nas ultimas eleições, tendo contribuído portanto para a eleição da Dra. Teresa Fernandes, manifesto aqui o meu maior respeito e admiração pela sua atitude e digo Bem Haja Dra. Teresa pelo seu carácter e coragem por mostrar que ainda há gente que não abdica dos seus princípios e de dizer que na politica não vale tudo.

PS- Gostei da referência do Sr. Presidente da CM de Terras de Bouro ao facto do deputado Ricardo Gonçalves não ser terrabourense, acrescentando que nem do Distrito de Braga é, sendo antes mais um dos muitos para quedistas impostos pelas máquinas partidárias.

José Lopes - Palmeira, Braga