quinta-feira, 7 de abril de 2011

Crianças reflorestam Gerês

A serra da Peneda-Gerês ficou ainda mais verde, depois de as crianças do ensino pré-escolar do Colégio D. Diogo de Sousa, de Braga, terem plantado, ontem de manhã, mais uma centena de árvores ‘carvalho alvarinho’ na área do Mezio, Soajo, concelho de Arcos de Valdevez.
Esta foi uma forma encontrada para sensibilizar os mais novos para a questão da preservação do meio ambiente, numa acção dinamizada e promovida pela construtora ‘Britalar’, no âmbito da sua responsabilidade social e enquanto empresa certificada na área ambiental.
Sem mãos a medir, a centena e meia de crianças, entre os quatro e cinco anos, que participou nesta iniciativa, plantou, entusiasticamente, em pequenos grupos, a sua própria árvore, mesmo junto à porta de entrada do Parque Nacional da Peneda Gerês (PVPG).As 100 novas árvores que os mais novos ontem ali colocaram, juntam-se às outras 5500, que a empresa já havia oferecido ao parque, no sentido de contribuir para um melhor meio ambiente e para a sua reflorestação.
Rosa Braga, directora financeira da ‘Britalar’, aponta que “esta é mais uma das iniciativas que resultam da nossa responsabilidade social e um contributo para compensar a emissão de CO2 (dióxido de carbono) pela nossa frota de veículos ao longo de 2010”.
“Segundo os cálculos dos nossos engenheiros, precisamente para fazer essa compensação teríamos que plantar 5600 novas árvores. Ora, esta área do PNPG é uma das mais afectadas pelos incêndios, por isso decidimos oferecer as árvores e reflorestar algumas das suas zonas mais fragilizadas”, explicou a responsável.
O Colégio D. Diogo de Sousa foi a instituição convidada para esta acção por estar, neste ano lectivo, a desenvolver a temática da ‘Floresta’ e sua preservação junto dos seus alunos.
“Depois dos nossos meninos terem regressado ao colégio em Setembro último relatavam, na sua maioria, os inúmeros incêndios que se registaram durante todo o Verão, principalmente nesta zona para onde costumam vir fazer pic nic’s e passeios, por isso, e como este ano é o Ano Internacional das Florestas, apostámos nesta temática, sensibilizando-os para cuidar do meio ambiente”, referiu Lídia Brás Dias, coordenadora do pré-escolar do D. Diogo de Sousa.
“Está a ser uma experiência fantástica para os meninos que sentem estar a fazer algo por um sítio que tão bem conhecem”.
Fonte: Correio do Minho, em 7-04-2011

Sem comentários: