quinta-feira, 28 de abril de 2011

Festa da Primavera

Postamos texto do terrabourense José Guimarães Antunes, publicado hoje no jornal Correio do Minho.
No dia 8 de Abril, último dia de aulas, o Agrupamento de Escolas de Palmeira organizou a sua terceira Festa da Primavera. Nesse dia, como vem sendo habitual, realizou-se uma feirinha com a participação de todas as turmas da Escola EB 2,3 de Palmeira. As turmas, em articulação com os directores de turma, planificaram a sua participação nesta actividade e, com a colaboração dos docentes de cada turma, uniram-se esforços e ideias, encetando-se a realização de uma multiplicidade de trabalhos que se destinaram à realização desta feirinha. Trabalhou-se principalmente durante o 2.º período na preparação e produção de inúmeros objectos, criando-se verdadeiras obras de arte. E tal como “uma bola de neve” o espírito de cooperação e de entreajuda foi crescendo. Ninguém ficou indiferente a esta festa de confraternização, de alegria e de cor que se tornou numa actividade partilhada por toda a Comunidade Educativa.
A partir das 8:30, iniciou-se a Festa da Primavera com a montagem das mais de 30 barraquinhas. Todas procuraram ser apelativas: “Na barraca do 5.º A, mais barato não há!”; “Doce beleza!”; “Tudo ao sabor da Primavera…”; “Loja dos filtros do 5.ºD”… Espalhados por todo o espaço da Escola EB 2,3 de Palmeira dezenas de guarda-sóis e de bancas onde abundaram objectos de decoração, muitos comes e bebes, nomeadamente sumos, doces, bolos caseiros, bolinhos de bacalhau, rissóis, croquetes e crepes. Também muita gulodice: rebuçados, chupas e amêndoas. Muitas e muitas frutas: laranjas, maças, bananas, pêras, entre outras. Muitos ovos, cenouras, batatas, tomates, hortaliças, chás, louro, salsa, mel, limões, flores naturais e em papel, plantas, brinquedos, bijutarias, produtos de beleza: verniz para as unhas, blush e cremes. Neste grande “mercado” ao ar livre, também se podia encontrar livros, velas e autocolantes feitos pelos alunos… Para diversão, havia jogos de playstation, tômbolas, jogos tradicionais com latas e algumas das barraquinhas tinham os seus próprios músicos animadores… A animação, azáfama e vida era uma constante e a variedade e diversidade dos produtos também. Por todo o espaço escolar, foi disponibilizada uma gigantesca oferta que só a imaginação dos nossos alunos e dos nossos professores foi capaz de criar.





Mereceu um destaque especial a barraquinha do 5.º A, considerada pelo júri a melhor desta feira e, por isso, foi distinguida com uma visita de estudo a local ainda por definir. Felicito a turma vencedora!
Para além da feirinha, destaco a actuação do Tambombo, grupo de precursão do Agrupamento de Escolas de Palmeira, que abriu esta festa. Também merecem um destaque especial a actuação da “Gatuna”, grupo de cavaquinhos da Escola Dr. Francisco Sanches, superiormente ensaiado pelo professor Cardoso e o Grupo de Dança do Agrupamento de Escolas de Nogueira. Finalmente, destaco o concurso a “Mostra de Talentos”, pois permitiu a muitos dos nossos alunos subir ao palco e mostrar aquilo que de especial sabem fazer. Esta actividade foi muito bem conseguida e os nossos “artistas” fizeram brilharetes com as suas interpretações de muita qualidade. As danças de salão, graciosamente dançadas pelas alunas Catarina Amélia e Bruna Tatiana, foram as vencedoras deste concurso. Estas alunas, juntamente com os seus pares, encantaram com as suas actuações o público e o júri.
A manhã terminou com a entrega de prémios aos alunos. À tarde, realizaram-se os torneios de xadrez, ping-pong, voleibol e basebol. As actividades culturais e desportivas encerraram com o habitual jogo de futebol entre alunos e professores. Com as actividades desportivas e, em particular o jogo de futebol, não se pretendeu unicamente competir, mas também confraternizar e conviver. Os professores e os alunos gostaram desta forma de encontro, de convívio e de partilha.
Para além de ter sido um momento de agradável convívio, a terceira Festa da Primavera foi muito bem conseguida graças à grande envolvência dos professores, dos funcionários, dos alunos e dos pais.
Agradeço o sucesso desta iniciativa a toda a Comunidade Educativa e, em particular, aos Directores de Turma.
Um grande bem-haja a todos e até à próxima festa...
Fonte: Correio do Minho, em 28-04-2011

Sem comentários: