sábado, 30 de abril de 2011

Empresas e instituições «apontam» para o Gerês

O Governo Civil de Braga, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, e as empresas ‘Primavera Software’ ‘Regojo Imobiliária’ e ‘Design About’ foram as entidades da região que assinaram, ontem, o ‘Compromisso da Esperança’, no âmbito do projecto ‘Aponte para o Gerês’ - um projecto que pretende rentabilizar todas as potencialidades do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG).
Estas cinco entidades juntaram-se a outras dez que já assinaram o protocolo, no sentido de dinamizar algumas das suas actividades, como reuniões, seminários e encontros, na área do PNPG, servindo de impulso fortalecedor para a economia local.Este é um projecto promovido pela Associação Comercial de Braga (ACB) e pela Câmara de Terras de Bouro, pensado para minimizar os estragos que os incêndios da última década têm causado ao único parque nacional do país.
As potencialidades do PNPG são muitas, desde a marca ‘Gerês’ à paisagem em excelente estado de conservação, a vários recursos de atracção turística - de carácter religioso, como o São Bento da Porta Aberta, passando por outros espaços como o rio Caldo e as Termas do Gerês.
O projecto ‘Aponte para o Gerês’ indica precisamente para a importância e necessidade de aumentar o número de turistas e visitantes.
Fernando Moniz, governador civil de Braga, elogiou o projecto, considerando-o como “uma iniciativa importante para sair da resignação e dar volta à crise”.
Moniz considera como imprescindível o papel das entidades de turismo na promoção dos seus territórios, referindo que “há que olhar mais para o distrito de Braga e do vale do Cávado, pois tem um sector turístico com grandes vantagens”.
Joaquim Cracel, presidente da autarquia de Terras de Bouro, falou que “é muito importante que este projecto possa ter sucesso”, alertando para os prejuízos provocados pelos incêndios.
“Em boa hora a ACB apresentou este projecto com o objectivo de dinamizar o tecido comercial que existe no concelho”, apontou o autarca, indicando, todavia, que “Terras de Bouro tem tido muitas dificuldades por uma grande parte do seu território pertencer à rede natura e ao PNPG” - factos estes que complicam a instalação de novos e maiores empreendimentos.
Apesar das dificuldades há projectos que as têm conseguido ultrapassar como é o caso de uma unidade hoteleira a instalar em Covide.
Domingos Barbosa, da ACB, referiu que o projecto ‘Aponte para o Gerês’ é “um projecto simples que irá apoiar o desenvolvimento da iniciativa privada no território” rumo “a uma melhor qualidade de vida da região”.
Entre a lista de recomendações que, ontem, foram exaustivamente enumeradas para os sectores do comércio e do turismo por Rui Marques, director da Unidade de Acompanhamento e Coordenação do Alto Cávado, apontou-se para a necessidade de dar formação de vendas, atendimento e inglês aos operadores, formação esta que a ACB fornece gratuitamente.
Fonte: Correio do Minho, em 30-04-2011

Sem comentários: