quarta-feira, 20 de abril de 2011

“O prazer de ler estendido a um concelho”

Postamos texto do terrabourense José Guimarães Antunes, publicado no “Geresão” de Abril.
De acordo com Daniel Ribeiro, professor bibliotecário do Agrupamento de Terras de Bouro, o programa da Semana Interconcelhia da Leitura desenvolvido no Agrupamento de Terras de Bouro foi vasto e variado. Ao longo de uma semana, envolveram-se alunos do Pré-escolar ao Ensino Secundário num conjunto de quinze actividades comuns ao Agrupamento. Também foram desenvolvidas actividades específicas de cada unidade educativa, nomeadamente na EBS de Rio Caldo, na EBS de Terras de Bouro e no Centro Escolar de Terras de Bouro.
Para o professor Daniel Ribeiro, a «Maratona da Leitura» foi de todas as actividades realizadas aquela que merece um destaque especial porque envolveu centenas de alunos do 3.º ao 12.º anos, dezenas de docentes, de funcionários e de pais/encarregados de educação. Sublinha que esta maratona “foi um périplo de quatro horas de leitura ininterrupta de textos de vários géneros literários, sendo alguns dos textos originais dos próprios leitores intervenientes”.A Semana Interconcelhia da Leitura, que decorreu de 1 de a 7 de Abril, foi proposta pela coordenação local da Rede de Bibliotecas Escolares e estendeu-se às bibliotecas escolares dos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde. Esta iniciativa, que contou com o apoio da Autarquia de Terras de Bouro e da Rádio Voz do Neiva, também pretendeu comemorar o Ano Internacional das Florestas. Com esse objectivo promoveram-se múltiplas actividades que, de forma diferenciada, abordaram a necessidade da defesa e valorização das florestas e do ambiente em geral, nomeadamente a defesa dos ecossistemas, a problemática e prevenção dos fogos florestais e o uso sustentável dos recursos naturais. Neste âmbito, o professor Daniel Ribeiro destaca as seguintes actividades: apresentação da obra «Guardiões da Floresta» de Evandro e Márcia Morgado, seguida de contextualização ambiental feita por um engenheiro florestal do Parque Nacional da Peneda-Gerês, actividade direccionada aos alunos do 2.º Ciclo; a peça de fantoches intitulada «Vamos Salvar a Floresta», baseada em obra sugerida pelo Plano Nacional de Leitura, seguida de mini-oficina de reciclagem do papel, actividade destinada aos alunos do Pré-Escolar; e ainda a actividade «Dar Voz à Poesia … pela Floresta», que consistiu na leitura de poesias feita por alunos do 9.º ao 11.º anos acompanhada de música e de imagens, entre outras, como as “Árvores das Palavras”.
Entretanto, de acordo com os professores bibliotecários de Terras de Bouro, a Semana Interconcelhia da Leitura é para continuar porque proporcionou, entre outras, uma acrescida partilha de actividades entre as bibliotecas escolares envolvidas.
Para além de fazer um balanço muito positivo desta iniciativa, Daniel Ribeiro congratula-se com a adesão e envolvência da comunidade escolar ao verdadeiro “reino da leitura e das palavras”.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-04-2011

Sem comentários: