terça-feira, 8 de março de 2011

Folia de Terras de Bouro até Forjães

De Terras de Bouro e da escola EB1 de Forjães chegam-nos os ecos de grandes desfiles de Carnaval, em que as crianças deram expansão à sua alegria e criatividade.
À semelhança dos anos anteriores, a Câmara de Terras de Bouro associou-se ao Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro na organização do tradicional desfile de Carnaval.
Com o apoio logístico da autarquia, tanto ao nível dos transportes dos participantes como da oferta do lanche aos mesmos, pelas ruas da sede do concelho e à hora marcada para o início do desfile registou-se uma assinalável presença de populares que assistiram com entusiasmo à passagem do cortejo carnavalesco.
Este saiu mais uma vez pelas artérias da vila, envolvendo um incontável número de figurantes que deram corpo e alegria, muita vivacidade e não menor irreverência aos vários grupos alegóricos que o integraram.
De uma forma bastante divertida e com diversa animação de rua, o desfile, que se pautou pela imaginação dos “trajes” e forte adesão da comunidade escolar, contou com a presença de cerca de 1000 jovens e crianças dos jardins-escola do concelho, incluindo ainda a participação de vários grupos de idosos dos centros sociais de Terras de Bouro.

Agitação em Forjães
Idêntica agitação se verificou no Carnaval realizado na Escola B. I. de Forjães onde estiveram envolvidos o 1.º Ciclo de Fo rjães e Jardim de Infância da mesma localidade — revelou o prof. Carlos Barros.
Os professores, auxiliares operacionais, alunos, encarregados de educação e direcção da escola foram os grande motores desta iniciativa carnavalesca realizada no Rio... não de Janeiro, mas do Rio Neiva... Uma iniciativa onde a alegria, o entusiasmo, a imaginação e a crítica esteve sempre presente. Só se corta, corta mas, a nossa alegria nunca será cortada — descreve o professor Carlos Barros que nos enviou as fotos.
Expectativa em Martim e Amares
A expectativa cresce com a contagem decrescente em Martim, com a concentração dos participantes agendada para a Avenida de Martim (EN103) a partir das 14 horas de hoje.
O cortejo termina no Largo de Santo António, onde são distribuídas lembranças a todos os participantes e lugares representados e atribuídos prémios à ‘Melhor Rainha 2011’, ‘Melhor Mascarado’, ‘Melhor Carro Alegórico’, ‘Melhor Representação’ e ‘Melhor Ideia’.
O mesmo sentimento se vive em Amares, onde o desfile de Carnaval se alia ao fecho do Festival das Papas de Sarrabulho, a partir das 15 horas, entre a serralharia e os Paços do Concelho. Centenas de figurantes com máscaras e 'slogans' sobre os sete pecados mortais dão corpo a uma tradição de décadas na terra da laranja e vinho verde.
Fonte: Correio do Minho, em 8-03-2011

Sem comentários: