segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Terras de Bouro 2–1 FC Amares: jogo intenso, com dois penáltis, duas expulsões e emoção até ao fim

Horas extra em Terras de Bouro para encontrar o vencedor da III eliminatória da Taça AF Braga. Foi mais feliz a equipa da casa que derrotou o FC Amares, no prolongamento, por 2-1, depois de ter estado a perder até bem perto dos noventa regulamentares. O carrasco dos amarenses foi o médio Martinho – que curiosamente na época passada vestiu a camisola azul e branca – ao apontar os golos que deram a vitória à sua equipa.
O jogo esteve sempre ligado à corrente e, sublinhe-se, foi um bom espectáculo com todos os condimentos de um dérbi à moda antiga: dois penáltis, duas expulsões, cambalhota no marcador e suspense até ao último suspiro. O estado do terreno – pesado e muito encharcado – não estava para muitos floreados. Os treinadores sabiam disso e montaram as equipas para um futebol mais físico. Na primeira etapa, os da casa estiveram ligeiramente por cima do adversário, embora sem criar grandes situações de sufoco para a baliza de Simão. Apenas Zé Tiago e Xavier ousaram chegar com algum perigo junto das redes amarenses. A segunda etapa pertenceu aos visitantes, que regressaram dos balneários com vontade de resolver rápido a eliminatória.
Aos 62 minutos, o árbitro considerou que Miguel Gama puxou o central Xavier dentro da área. Na transformação do livre de 11 metros, o capitão, Hélder, inaugurou o marcador. A eliminatória parecia estar controlada pela equipa de Sá Pereira que estava a conseguir tapar bem os caminhos para a sua baliza, até porque o adversário estava em inferioridade numérica devido à expulsão do capitão Xavier (80´). Porém, o juiz viu – na nossa opinião mal – um toque de Xavier na perna de Zé Tiago e assinalou grande penalidade. Resultado: forças novamente equilibradas em número de jogadores e na eliminatória.
No prolongamento os amarenses apenas se podem queixar de si. O extremo Vieirinha teve, por duas vezes, o golo nos pés. Não concretizaram e acabaram por sofrer um bonito golo de Martinho (107`). Bruninho bateu um livre, Simão afastou a bola e o médio do Terras de Bouro, do meio da rua, colocou a bola no fundo das redes.
Xavier: «Espírito guerreiro muito grande»
O capitão do Terras de Bouro, Xavier destacou o espírito guerreiro do conjunto que venceu uma «grande equipa». «Defrontámos uma grande equipa, bem organizada e orientada. Tivemos maior ascendente na primeira parte. Na segunda etapa, o FC Amares foi mais forte. Depois sofremos uma grande penalidade e ficámos reduzidos a 10. No entanto, esta equipa tem um espírito guerreiro e uniu-se ainda mais. Fomos atrás do prejuízo e conseguimos dar a volta no resultado. Queríamos dedicar esta vitória ao mister Nascimento que merece e desejar as maiores felicidades ao FC Amares que é uma grande equipa», rematou.
Sá Pereira: «Fomos a melhor equipa»
Do lado do FC Amares, Sá Pereira analisou assim o jogo: «sabíamos que íamos ter um jogo complicado pelas dimensões do terreno e valor do adversário. Mas a melhor equipa em campo foi o FC Amares que dominou o jogo todo. Pela exibição e pelas oportunidades se surgisse um segundo golo seria para nós. Mas, inexplicavelmente, o árbitro marcou uma grande penalidade. O jogador do Terras de Bouro ludibriou o árbitro e sofremos o empate. No prolongamento tivemos duas situações para matar o jogo e acabámos por sofrer o segundo. Resumindo, duas boas equipas, a melhor foi a nossa, e uma terceira que decerto reconhece que o dia não lhe correu bem», finalizou.
Fonte: Diário do Minho, em 21-01-2013

Sem comentários: