sábado, 26 de janeiro de 2013

«Gerês Granfondo Cycling Road»: a sétima maravilha em bicicleta

Cenário de cortar a respiração, sensações únicas, paisagens das mais belas do país e o prazer de pedalar. É este o desafio lançado para o ‘Gerês Granfondo Cycling Road’, um dos maiores eventos cicloturísticos em Portugal, que vai para a estrada no dia 16 de Junho. A iniciativa de cicloturismo/ciclismo contará com cerca de mil participantes, entre eles, nomes conhecidos do desporto nacional, como Marco Chagas, Luís Leão Pinto, Carlos Sá, Joaquim Andrade e o canoísta Emanuel Silva.
O evento foi, ontem, apresentado no Centro Hospitalar de S. João, no Porto, já que, a par da vertente desportiva, apresenta uma componente social e apoia o projecto ‘Um lugar para o Joãozinho’, que visa a construção de uma nova ala pediátrica no centro hospitalar.
“É uma prova inscrita no calendário da Federação como sendo uma prova aberta ao público em geral. Há duas distâncias, um médiofondo, com uma distância de 100 quilómetros, e o granfondo, com 150 quilómetros. As paisagens são espectaculares, 80 por cento do percurso vai ser percorrido no Parque Natural da Peneda Gerês, por isso, aconselho as pessoas a treinarem e prepararem-se para passarem cinco a seis horas em cima da bicicleta”, explicou Manuel Zeferino, representante do ‘Granfondo Cycling Road’.
O antigo vencedor da Volta a Portugal lembra que esta é a segunda iniciativa de Granfondo em Portugal, conceito que começa a desenvolver-se cada vez mais. “É o primeiro no Gerês e será um evento com cerca de mil participantes. Certamente teremos a vila do Gerês lotada. É um desafio enorme, mas será um marco importante no ciclismo. Vai ser um sucesso”, sublinhou Manuel Zeferino.
Com partida e chegada na Vila do Gerês, os participantes irão percorrer as estradas de cinco concelhos - Terras de Bouro, Amares, Vila Verde, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez - passando por alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos da região, como Soajo, Brufe e Vilarinho das Furnas.
Em representação dos municípios, o autarca de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, destacou a importância do evento em termos de desenvolvimento do concelho: “o Gerês é uma das sete maravilhas naturais de Portugal e um espaço privilegiado para este tipo de prova. Assume muita importância para o município de Terras de Bouro pela projecção que mais uma vez vamos ter a nível desportivo. Estes desportos voltados para a envolvente natureza têm, de facto, em Terras de Bouro e no Gerês o enquadramento natural e paisagístico perfeito. É um evento importante que queremos projectar no panorama nacional e internacional”, frisou o presidente da câmara municipal.
António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do centro Hospitalar de S. João, destacou o lado solidário do evento. “É um desafio que agarrámos com toda a vontade e que serve para apoiar financeiramente o projecto ‘Um lugar para o Joãozinho’ e para lhe dar notoriedade”, referiu.
Serão doados para a causa 50 por cento do valor dos calções dos participantes (25 euros).
Gerês como marca do desporto natureza
É na vila do Gerês que terá início e términus o percurso do ‘Gerês Granfondo Cycling Road’, evento que irá contar com mil participantes e atrair centenas de visitantes no fim-de-semana de 15 e 16 de Junho. Motivo de destaque redobrado por parte do autarca de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, que considera a iniciativa uma mais-valia na promoção e desenvolvimento do concelho e região.
“Esta prova vai trazer muita gente ao Gerês, vai encher os hotéis e atrair visitantes. Mas o município está também preocupado com a vertente económica das iniciativas. Estamos empenhados para que provas deste nível se realizem com frequência em Terras de Bouro”, sublinhou o autarca, assumindo o desejo de ver o Gerês como marca referência do desporto natureza.
“Trabalhámos para que o Gerês fosse eleito uma das sete maravilhas naturais de Portugal. Depois de conseguir esse prestígio, é evidente que o Gerês tem de ser também referência a nível do desporto de natureza, porque no norte do país é, no meu ponto de vista, o espaço natural mais harmonioso, ao nível de ecossistemas, preservação, da ausência de poluição. Por isso, se conseguirmos associar ao Gerês grandes eventos desportivos que se repetiram com frequência é possível que criem uma marca do desporto natureza”, realçou Joaquim Cracel.
Nesta perspectiva, o edil lembra que o município de Terras de Bouro - e em particular o Parque da Peneda-Gerês - apresenta “o enquadramento natural e paisagístico perfeito” para a realização deste tipo de provas de cicloturismo, estando associados a eventos como o ‘Ultra Trail Geira Romana’, provas de BTT e de ciclismo Póvoa de Varzim-Terras de Bouro.
“Tem essa vantagem de com as provas desportivas promovermos o concelho, mas também de fazer referência às potencialidades de Terras de Bouro e sabermos aproveitar cada vez melhor os nossos recursos naturais”, rematou o presidente da câmara municipal.
Fonte: Correio do Minho, em 26-01-2012

Sem comentários: