quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Concurso de ideias do BICMINHO apoia arranque de projetos empresariais inovadores

Um concurso de ideias lançado pelo BICMINHO, aberto aos empreendedores da região, oferece aos projetos vencedores consultadoria gratuita para o arranque ou desenvolvimento de negócios inovadores.
Esta iniciativa procura captar ideias de negócio com o objetivo estratégico de estimular o envolvimento de jovens estudantes, investigadores, empresas e público em geral, explica Sara Machado, coordenadora do projeto i9EIBT promovido pelo BICMINHO.
Para o primeiro prémio, está assegurado um ano de serviço de contabilidade e co-gestão. O vencedor poderá contar também com seis meses de incubação e apoio no desenvolvimento da imagem corporativa.
Os projetos classificados do segundo ao quinto lugares ganharão direito a um ano de serviço de contabilidade e co-gestão.
A ação decorre no âmbito do projeto i9EIBT – Apoio à criação de EIBT – Empresas Inovadoras de Base Tecnológica, um programa comparticipado pela CCDR-N através do ON.2 – O Novo Norte.
De acordo com Sara Machado, o concurso de ideias visa estimular a criação de empresas ou a sua modernização com base em projetos baseados em inovação e em novos desenvolvimentos tecnológicos.
As ideias a concurso deverão ser inovadoras, exequíveis, comercializáveis e responder às necessidades de mercado, potenciando o desenvolvimento económico e competitividade do tecido económico da região do Minho.
Grau de inovação, exequibilidade da ideia, sustentabilidade, impacto económico e social da atividade são alguns dos critérios que determinarão os projetos vencedores.
Sara Machado destaca que neste concurso de ideias todos os concorrentes com classificação igual ou superior a 50 poderão usufruir dos apoios técnicos previstos no projeto i9EIBT, que incluem a realização do plano de negócios, a obtenção de financiamento, candidaturas a sistemas de incentivo e acompanhamento na implementação do plano de negócios, entre outros apoios.
A entrega de propostas está aberta até ao dia 31 de janeiro de 2013.
As candidaturas deverão ser apresentadas em impresso próprio que poderá ser obtido através de download em www.bicminho.eu.

Sem comentários: