A semana de vinte a vinte e quatro de março promete muitas novidades para a Escola Secundária D. Maria II, em torno de duas iniciativas de âmbito internacional - o Parlamento Jovem Europeu e a vinda à escola das delegações estrangeiras que participam no projeto Comenius NaTurE.
O NaTurE integra escolas de dez países europeus, sendo coordenado por uma escola alemã e terá a duração de dois anos.
Tem como grande objetivo o estudo e a preservação de zonas ricas em biodiversidade, os “tesouros naturais”, nos vários países membros. Em Portugal, a zona escolhida foi o Parque Nacional da Peneda Gerês.
O NaTurE integra escolas de dez países europeus, sendo coordenado por uma escola alemã e terá a duração de dois anos.
Tem como grande objetivo o estudo e a preservação de zonas ricas em biodiversidade, os “tesouros naturais”, nos vários países membros. Em Portugal, a zona escolhida foi o Parque Nacional da Peneda Gerês.
A língua de comunicação é o inglês, por por ser essa a forma mais eficaz de comunicação entre as diversas delegações, servindo simultaneamente de meio de aprofundamento do uso dessa língua.
A utilização das TIC é outro grande alvo, dadas as facilidades que as novas tecnologias da comunicação oferecem à comunicação entre os participantes. Nesta fase do projecto estão já em uso a rede social do facebook, para troca de experiências entre professores e alunos, o blog dos professores, para publicitação de documentos de trabalho e a página oficial do projecto, para disseminação do mesmo aos eventuais interessados (http://natural-treasures.eu/). Para os mais focados nestas coisas, aqui fica o endereço da página oficial do projecto - https://sites.google.com/a/dmaria.pt/comenius/.
Ao longo do trabalho serão produzidos diversos materiais pedagógicos que servirão para intercâmbio entre os participantes. No final do projeto, haverá um congresso internacional da juventude, a realizar na Alemanha.
Do nosso lado, estão envolvidos treze docentes dos quatro departamentos e trinta e um alunos de dez turmas dos vários cursos cientifico-humanísticos.
Com a chegada da primavera, estarão na escola um total de cinquenta pessoas, entre professores e alunos, de países como Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, França, Bélgica, Eslovénia, Polónia, Turquia e Letónia.
A semana será intensa de iniciativas, com sessões de coordenação, programação e avaliação do projecto, com visitas de estudo guiadas ao Parque Nacional da Peneda Gerês. Haverá também atividades desportivas destinadas aos alunos nacionais e estrangeiros, num trabalho colaborativo com os docentes de educação física e o seu núcleo de estágio, no âmbito da atividade “Dona Sport”.
Há, por vezes, traços de maldizer a trocar as voltas ao trabalho intenso das escolas, mas também há energia, dedicação e vontade de servir os alunos em torno de projectos complexos, a exigir muito de muitos. É esta última parte que quero valorizar e esquecer o resto. Falarei, noutra crónica, do Parlamento Jovem Europeu.
Fonte: Correio do Minho, em 19-01-2012
A utilização das TIC é outro grande alvo, dadas as facilidades que as novas tecnologias da comunicação oferecem à comunicação entre os participantes. Nesta fase do projecto estão já em uso a rede social do facebook, para troca de experiências entre professores e alunos, o blog dos professores, para publicitação de documentos de trabalho e a página oficial do projecto, para disseminação do mesmo aos eventuais interessados (http://natural-treasures.eu/). Para os mais focados nestas coisas, aqui fica o endereço da página oficial do projecto - https://sites.google.com/a/dmaria.pt/comenius/.
Ao longo do trabalho serão produzidos diversos materiais pedagógicos que servirão para intercâmbio entre os participantes. No final do projeto, haverá um congresso internacional da juventude, a realizar na Alemanha.
Do nosso lado, estão envolvidos treze docentes dos quatro departamentos e trinta e um alunos de dez turmas dos vários cursos cientifico-humanísticos.
Com a chegada da primavera, estarão na escola um total de cinquenta pessoas, entre professores e alunos, de países como Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, França, Bélgica, Eslovénia, Polónia, Turquia e Letónia.
A semana será intensa de iniciativas, com sessões de coordenação, programação e avaliação do projecto, com visitas de estudo guiadas ao Parque Nacional da Peneda Gerês. Haverá também atividades desportivas destinadas aos alunos nacionais e estrangeiros, num trabalho colaborativo com os docentes de educação física e o seu núcleo de estágio, no âmbito da atividade “Dona Sport”.
Há, por vezes, traços de maldizer a trocar as voltas ao trabalho intenso das escolas, mas também há energia, dedicação e vontade de servir os alunos em torno de projectos complexos, a exigir muito de muitos. É esta última parte que quero valorizar e esquecer o resto. Falarei, noutra crónica, do Parlamento Jovem Europeu.
Sem comentários:
Enviar um comentário