domingo, 15 de janeiro de 2012

Os Bombeiros Voluntários estão equipados com Desfibrilhador Automático Externo (DAE)

Os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro estão equipados com Desfibrilhador Automático Externo (DAE).
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entregou, no passado dia 28 de Dezembro, 200 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) a Corpos de Bombeiros. As Ambulâncias destas corporações vão passar assim a contar com este equipamento, cumprindo-se o objectivo deste Instituto de equipar com DAE todas as ambulâncias do INEM sediadas em corporações de bombeiros.
A cerimónia de entrega dos equipamentos teve lugar na Sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e contou com a presença do Ministro da Saúde, Paulo Macedo. O investimento total de aquisição destes 200 DAE foi de cerca de 350 mil euros, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através da concessão de um financiamento de 250 mil euros.
Esta cerimónia representa a 3ª Fase de alargamento do Programa de DAE do INEM aos seus parceiros Bombeiros, altura em que mais 100 ambulâncias do INEM localizadas em corpos de bombeiros passam a dispor de um DAE. Para além do cumprimento deste objectivo, foi também possível atribuir DAE a outras 100 corporações que constituem a rede de “Postos Reserva” do INEM.
Com esta entrega de equipamentos, o INEM concretiza assim um objectivo assumido como indispensável para uma melhor assistência médica às vítimas de paragem cardiorrespiratória e tem como reflexo a melhoria na qualidade do serviço prestado aos cidadãos. Recorde-se que em Janeiro de 2011 foram entregues 30 DAE a ambulâncias que o INEM disponibiliza aos Bombeiros e, no mês de Abril, outras 102 Corporações receberam este equipamento. Em menos de um ano, o INEM entrega assim um total de 332 DAE a corporações de bombeiros.
«Esta realidade, que nos coloca ao nível dos melhores da Europa faz-nos caminhar decididamente para o ponto óptimo, orgulha-nos e só foi possível com o contributo inestimável da Fundação Calouste Gulbenkian», disse Paulo Macedo.
O Desfibrilhador Automático Externo é um dispositivo portátil que permite, através de eléctrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque eléctrico. O DAE regista som, electrocardiograma (ECG), fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque ou não, segundo o algoritmo pré-definido.

Sem comentários: