sábado, 7 de janeiro de 2012

Poupe energia (a máquina de lavar loiça)

Já aqui referimos que nos próximos tempos, perante o aumento dos impostos e reflexamente, do preço dos bens e serviços, os consumidores vão defrontar-se com uma diminuição do seu rendimento disponível.
Uma das formas relativamente simples e ao alcance de todos, pode decorrer por via da poupança energética. É evidente que esta via pressupõe uma atitude proactiva, consciente e constante, de mudança de comportamentos no dia-a-dia, com pequenos gestos que vão desde apagar o interruptor de uma lâmpada, à escolha de electrodomésticos mais eficientes energeticamente.
Já aqui falámos dos frigoríficos. Ocupemo-nos hoje das máquinas de lavar loiça.
Segundo o Guia da Eficiência Energética publicado pela ADENE (Agência para a Energia), as máquinas de lavar loiça são os electrodomésticos que mais energia consomem, embora 90% do consumo se prenda com o aquecimento da água. Convém assim, na sua aquisição, privilegiar aqueles que possuem uma etiqueta energética mais eficiente (a qual varia da classe A para os mais eficientes até à classe G para as mais gulosas em termos de consumo de água e energia).
Considerando um consumo médio a 10 anos, a poupança apenas em termos de consumo de energia de uma máquina de lavar loiça da classe A pode atingir os 261€ em relação ao mesmo equipamento da classe G. Mas as possibilidades de poupança não se ficam por aqui:
Escolha a capacidade da sua máquina de acordo com as suas necessidades;
Procure utilizar a máquina quando está completamente cheia;
Com meia carga, use programas curtos ou económicos;
Se necessita de passar a loiça por água antes de a meter na máquina, utilize água fria;
Uma boa manutenção melhora o comportamento energético: limpe frequentemente o filtro;
Mantenha sempre cheios os depósitos de abrilhantador e sal, pois reduzem o consumo de energia na lavagem e secagem, respectivamente.
Para mais informações, contacte o CIAB:
Em Braga: R. D. Afonso Henriques, n.º 1 (Edifício da Junta de Freguesia da Sé) - telef: 253 617 604);
Em Viana do Castelo: Av Rocha Páris, n.º 103 (Edifício Villa Rosa) - telef: 258 806 269;
Serviço disponível também nas Câmaras de Amares, Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Melgaço, Monção, Montalegre, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Valença, Vieira do Minho e Vila Verde).
Fonte: Correio do Minho, em 7-01-2012

Sem comentários: