quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

José Manuel Fernandes apresenta Agenda Pela Nossa Terra 2012

O Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, preside sexta-feira, dia 27 de Janeiro, à apresentação pública do livro ‘Agenda Pela Nossa Terra 2012’, da autoria do eurodeputado vilaverdense José Manuel Fernandes. A cerimónia terá lugar às 21h00, no Lar de Santa Teresa, em Viana do Castelo.
O ex-presidente da região de turismo do Alto Minho, Francisco Sampaio, assumirá a apresentação da obra, com 264 páginas dedicadas à União Europeia e ao Minho, com destaque para a área social e as perspectivas financeiras para os próximos fundos comunitários. “Esta é uma obra que fornece muita informação. Pode, e deve, ser objecto de reflexão para melhor decisão. No âmbito do meu compromisso europeu com Portugal, e de modo particular o Minho, este é mais um contributo para a valorização da Nossa Terra”, adianta José Manuel Fernandes, relativamente à nova edição de ‘Agenda Pela Nossa’.O Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações surge como tema central da obra, onde o eurodeputado faz um enquadramento da actual evolução demográfica do Mundo e da Europa, assim como de Portugal e do Minho.
No levantamento do panorama social do Minho, José Manuel Fernandes destaca as IPSS de cada um dos 24 concelhos dos distritos de Braga e Viana do Castelo, assim como a capacidade de respostas sociais e volume de investimentos públicos para apoio social.
A juntar à listagem dos autarcas dos municípios e presidentes de Junta de todas as 805 freguesias do Minho, o eurodeputado elenca as mais de 500 IPSS com intervenção nesta região.
Nesta edição, o eurodeputado explica a estratégia Europa 2020, que “vai ser a guia dos próximos fundos comunitários”. A política de coesão, as próximas perspectivas financeiras, a reforma da política agrícola, o processo de construção europeia e as instituições da UE, o euro e um pequeno glossário sobre a crise constam igualmente desta edição.
Ao longo das 264 páginas do livro, é também dedicado um lugar especial às capitais europeias da Cultura e da Juventude, respectivamente Guimarães e Braga. Na área de agenda, o eurodeputado deixa também sugestões de pensamentos e citações diários da autoria de mais de 50 autores europeus, festas e outros eventos do Minho, conselhos para a biodiversidade e locais turísticos de todos os concelhos da região.
Fonte: Terras do Homem, em 25-01-2012

Sem comentários: