Os pratos típicos do concelho de Terras de Bouro estão relacionados com as suas características de “terra de montanha” e com os produtos hortícolas que a terra oferece, dos quais se salienta as couves, os feijões e as batatas, consumidos de forma simples em sopas e cozidos. A carne de cabrito, cujo sabor característico se deve à alimentação dos animais, torna-se ainda melhor assada nos fornos de lenha. A carne de porco, a mais consumida pelos habitantes do concelho, é salgada e comida durante todo o ano. Os doces que mais se distinguem são, sem dúvida, os que se confeccionam na época natalícia, como a aletria ou as rabanadas.
Cozido à Terras de Bouro Prato tradicional de Terras de Bouro, o Cozido de Couves com Feijão, composto por feijão (amarela) e couves “galegas” dos quinteiros das terras altas e expostas ao frio da região de Bouro; as carnes, só de porco, “bichorro” medrado das lavaduras gordas. Não havendo qualquer tipo de refogado na sua confecção, as couves, em abundância, são cozidas juntamente com as diversas carnes e fumeiro, cuja gordura é o tempero necessário para lhe dar paladar. O feijão amarelo é cozido à parte, juntando-se tudo, posteriormente, na mesma travessa que vai ser posta na mesa. Os temperos são feitos com azeite, vinagre e alho. Acompanhamento pelos verdes tintos da região, de marca ou de lavrador.
Deita-se 1 kg de aletria a cozer em água a ferver com 1 colher de sopa de azeite. Quando estiver meia cozida, retira-se, escorre-se numa peneira e vai a acabar de cozer em leite com açúcar. Logo que cozida, retira-se e põe-se de novo a escorrer. Em panela à parte, põe-se a ferver 1/2 litro de leite com a casca de limão, 12 flores de laranjeira fresca ou de conserva, 12 ovos (12 gemas e 3 claras batidas), 100 g de amêndoas torradas e picadas grossas. Quando pronto, envolve-se neste molho a aletria cozida, e vai de novo ao lume a ferver mais um pouco, em lume brando. Deixa-se arrefecer e serve-se polvilhada de canela enfeitada com amêndoas inteiras.
Animação: 4 de Fevereiro – 09h00 – Trilho dos Moinhos – Stª Isabel do Monte
Fim-de-semana: Entrada no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna – Viagem barco (Marina de Rio Caldo)
Fim-de-semana: Entrada no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna – Viagem barco (Marina de Rio Caldo)
Sem comentários:
Enviar um comentário