segunda-feira, 15 de março de 2010

Terras de Bouro tem o moinho de vento em Gilbarbedo

Ontem, dia14 de Março, estive no moinho de vento de Gilbarbedo. Infelizmente, o vento violento que soprou para as nossas bandas destruiu a estrutura que suportava os panos das velas deste moinho do fim do século XIX.
O cenário que vi não é nada animador. Encontrei um moinho abandonado o que pode ser verificado pelas fotos que mostram a vegetação que cresce à volta indiciando abandono.
Entretanto, deixo-vos com as fotografias da beleza de Gilbarbedo. Depois das fotografias transcrevo o texto da Câmara Municipal de Terras de Bouro.




Município de Terras de Bouro reconstrói moinho de vento
O município de Terras de Bouro acabou de reconstruir um moinho de vento, situado no lugar de Gilbarbedo, na freguesia de Cibões, dando mais um passo na conservação do património arquitectónico do município.
O projecto em causa reconstruiu e requalificou um moinho de vento, do fim do século XIX, o único no concelho, que se encontrava em ruínas e na posse de particulares sem a possibilidade de o recuperarem.
Dado o interesse patrimonial, quer pela novidade nas terras do interior minhoto, quer pela qualidade da construção de origem, e, ainda, pelo significado e importância de que se revestia para as gentes de um dos lugares mais importantes do concelho, a reconstrução remete para um conjunto de objectivos que se complementam: -promover a conservação e valorização do património físico, etnográfico e cultural em estreita ligação com a natureza; -reutilizar esta construção molinológica como Museu-Vivo, onde o destinatário observará, in loco, todo o funcionamento do moinho de vento e todo o mecanismo de moagem, aproveitando um recurso natural, pouco comum na região: -fomentar as actividades de lazer e recreio em prol da actividade turística e cultural; -melhorar a qualidade dos acessos ao local com benefício para os residentes; - melhorar a qualidade de vida dos residentes e aumentar a auto-estima, através da revitalização da aldeia.
A concretização deste projecto resulta graças ao financiamento do Programa LEADER+ que financiou 50% do investimento e da aposta que a ATAHCA tem feito na conservação do património no concelho de Terras de Bouro, possibilitando à Câmara Municipal desenvolver uma política de desenvolvimento local a partir do aproveitamento do património para fins turísticos.
Dada a localização do moinho em termos paisagísticos, podendo ser avistado em grande parte do concelho e o facto de ficar próximo das "aldeias da saudade", terá certamente uma procura elevada de turistas e estudiosos.



3 comentários:

Unknown disse...

tanto dinheiro se gastou, e agora esta ao abandono...

helena caniço disse...

Para ser votado ao abandono mais valia não terem feito nada.O anterior Presidente da Câmara estava mais empenhado que o actual, em mostrar estas aldeias rústicas de Terras de Bouro.Outras "prioridades" se levantaram....mas nenhuma que beneficie a qualidade ambiental desta aldeia que é vergonhosa.Uma autêntica lixeira.Para quando regras de salubridade e cuidados como por exemplo se podem verificar em Brufe....

Anónimo disse...

este museu que aqui esta ja esta ao abandono do tempo do PSD