segunda-feira, 1 de março de 2010

"Terras de Bouro: Cracel Viana quer revolucionar o turismo"

Disponibilizo o texto do “Correio do Minho” publicado em 3-11-2009 em que o Dr. Joaquim Cracel Viana, actual Presidente da Câmara, declarou, entre outros, ser muito importante “atacar a falta de emprego e apoiar os jovens do concelho”.

«Este é um dia muito especial porque vou assumir funções como presidente de Terras de Bouro. É um cargo de responsabilidade, ainda por cima num concelho com muitas dificuldades e muitos problemas que temos agora de resolver”, disse aos jornalistas o novo presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, que ontem tomou posse do cargo no edifício dos Paços do Concelho.

‘Atacar’ a falta de emprego, apoiar ao máximo os jovens do concelho de forma a inverter a desertificação, apoiar fortemente o turismo e as populações do Parque Nacional da Peneda-Gerês estão entre os principais objectivos de Joaquim Cracel Viana, que quer também “procurar desenvolver no concelho infra-estruturas que garantam mais qualidade de vida” às populações.

A construção da via intermunicipal Homem-Lima é também uma das reivindicações.

“Nós temos condições únicas para tornar Terras de Bouro num concelho de referência, sobretudo ao nível do turismo. Temos duas albufeiras, temos paisagens deslumbrantes e temos o segundo destino religioso mais importante do país que é o Santuário de S. Bento da Porta Aberta”, em Rio Caldo, potencialidades capazes de atrair cada vez mais visitantes ao concelho, enumerou o autarca.

Fazendo um balanço dos últimos anos de gestão do PSD, o edil disse aos jornalistas que “foram oito anos onde o concelho esteve bastante parado. Trabalhou-se em projectos mas não se concretizaram devidamente. É preciso uma nova dinâmica e uma nova força”, apontou.

Para além do presidente da câmara foram ontem empossados os vereadores Luís Teixeira e Liliana Sousa (pelo Partido Socialista) e António Afonso e Adelino Cunha (pelo PSD).

Seguiu-se a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal de Terras de Bouro, finda a qual se realizou a primeira reunião do órgão decisório.

Na sua primeira intervenção pública como presidente da câmara, Cracel Viana realçou que “o povo escolheu de forma clara uma nova equipa e um novo projecto” para o concelho.

Afirmando que “Terras de Bouro precisa de todos para construir um futuro mais próspero”, o autarca apontou os equipamentos onde é necessário melhorar a eficácia, como é o caso do Centro Interpretativo do Garrano, em Covide.

“Bateremos a todas as portas para que seja possível mais emprego em Terras de Bouro”, prometeu Cracel Viana, garantindo total apoio à juventude e à agricultura, através da criação do Gabinete de Apoio ao Jovem e da Loja do Agricultor.

Auxiliar os estudantes e as famílias, subsidiar a construção de habitação própria, fomentar a natalidade, apoiar a construção lares e centros de dia, reforçar os efectivos da GNR e os médicos e enfermeiros no Centro de Saúde são também objectivos do novo executivo municipal.

Sobre o Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, Cracel Viana propôs encetar uma negociação com o Ministério do Ambiente, assegurando a “luta pelos direitos das populações integradas no parque”.

Deixando a sua postura contida de lado, António Afonso, ex-presidente da câmara, felicitou os novos dirigentes, garantindo que “o PSD fará uma oposição responsável, séria e exigente”.

Assumindo a sua residência e o seu voto em Barcelos, Afonso disse que “não precisamos destes tachos para nada”.

Reafirmando que “não pratica a política do vale tudo”, António Afonso confessou, aos terra-bourenses, na despedida do cargo, que “partimos com a consciência tranquila”.»


Texto de Vera Batista Martins, publicado no jornal o “Correio do Minho” em 3-11-2009.

Sem comentários: