terça-feira, 16 de março de 2010

Limpar Portugal: Grupo Terras de Bouro-Gerês

No Grupo Terras de Bouro-Gerês, os locais definidos para a limpeza no concelho serão os seguintes:

Em Moimenta, está previsto limpar as margens do Rio Homem (entre outros locais da Vila), o ponto de encontro será junto à Igreja Paroquial pelas 14h, e participarão nesta iniciativa o Agrupamento de Escuteiros de Moimenta, bem como todos aqueles que a esta iniciativa se quiserem associar. O coordenador será o chefe do Agrupamento de Escuteiros.

Na Ribeira, a Associação local – acri.ribeira@portugalmail.pt vai participar e definiu como ponto de encontro o largo junto à Igreja Paroquial, pelas 09h. Os elementos da Associação orientarão os participantes no que respeita aos locais a limpar.
No Campo do Gerês, vão ser limpos (dependendo do número de participantes), o Trilho da Águia do Sarilhão, o Trilho da Cidade da Calcedónia, as margens da Albufeira de Vilarinho da Furna, e a estrada da Bouça da Mó. O Orientador será o José Carlos Pires – piresjcr@gmail.com e o ponto de encontro será no Parque de Campismo da Cerdeira (para todos aqueles que ficarem no parque), ou então junto ao Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna pelas 09h (para todos aqueles que comparecerem no dia L).

Em Valdozende, a Junta de Freguesia irá colocar uma funcionária à disposição dos participantes, funcionária essa que orientará quanto aos locais a limpar. Os alunos do Agrupamento de Escolas de Rio Caldo irão participar nesta iniciativa, estando o ponto de encontro definido para o largo junto à estrada nacional que dá acesso ao café Montanha (no lugar de Assento).

Em Rio Caldo, e contando também com a participação dos Alunos da Escola EB 2,3, o ponto de encontro será junto ao Posto de Turismo, pelas 09h, e a Junta de Freguesia irá disponibilizar um funcionário, bem como meios materiais para orientar e ajudar no dia L.

Em Vilar da Veiga, a limpeza começará às 09h junto ao largo do Alqueirão (logo a seguir às pontes de Rio Caldo), e o grupo será dividido mediante o número de participantes que aderirem.
Está previsto fazer-se a limpeza das valetas da estrada nacional até ao Gerês, bem como as margens da Albufeira da Caniçada que estiverem acessíveis. Quem tiver essa disponibilidade, temos também referenciados outros locais que pretendíamos limpar, nomeadamente, os currais das vezeiras de Vilar da Veiga, Rio Caldo e Vilarinho, bem como a estrada que liga o Vidoeiro à Pedra Bela. O Clube Frente Cultural de Vilar da Veiga assumirá a coordenação das actividades na freguesia.
Finalmente, a Autarquia de Terras de Bouro, promove no dia L, a interpretação e limpeza do Trilho dos Miradouros (Gerês), estando abertas as inscrições através do mail: cultura@cm-terrasdebouro.pt.
Como já foram sendo informados, quer o Parque de Campismo da Cerdeira, quer a ADERE Peneda-Gerês (Parque de Campismo de Entre-os-Rios), oferecem alojamento em campismo para todos aqueles que pretenderem associar-se a esta iniciativa.
A Autarquia de Terras de Bouro, a Braval, as Associações locais, o PNPG e as Juntas de Freguesia também disponibilizarão os recursos necessários para que este dia decorra com a máxima produtividade e, sobretudo, que permita limpar um território único no país.

Sem comentários: