quinta-feira, 25 de março de 2010

Terras de Bouro: Património natural de Vilar da Veiga

A Cascata do Arado é uma cascata portuguesa fluvial localizada próxima à aldeia da Ermida, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga.
Esta cascata caracteriza-se por se localizar num curso de água de alta montanha, no rio Arado em que o desnível do terreno é vencido por uma sucessão de cascatas que terminam num lago de águas cristalinas nas proximidades da aldeia da Ermida, localizada a Leste das Termas do Gerês.
O caminho para esta cascata faz-se a partir da aldeia da Ermida, por uma estrada florestal rodeada de vegetação abundante até ao cruzamento desta com o entroncamento que vai para o sítio de Pedra Bela. A partir deste local falta cerca de 1 quilómetro e meio até à ponte sobre o rio Arado.


A Cascata de Leonte é uma cascata portuguesa localizada nas proximidades de Caldas do Gerês, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga.
Esta queda de água encontra-se localizada a 2 quilómetros do local da Portela do Homem e as suas águas provém do ainda incipiente rio Homem dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Forma-se com o despenhar das águas do alto de uma penedia de rocha granítica. Depois da queda as águas dão forma a uma serena lagoa bastante utilizada nas épocas de veraneio.
Para se chegar a esta cascata é preciso chegar até ao local da Portela do Homem, sendo que o caminho a partir daqui se encontra assinalado.


A Cascata de Taiti ou Cascata de Tahiti como também aparece escrito, é uma cascata portuguesa localizada nas Caldas do Gerês, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga.
A queda de água de Taiti é uma cascata de alta montanha cujas águas são provenientes do Rio Arade e onde só se pode chegar por caminhos pedestres dada a grande dificuldades de acesso ao local visto os caminhos serem muito sinuosos e agrestes.
Esta queda de água termina numa calma e serena lagoa com margens de areia e águas cristalinas que representa um refúgio para o difícil caminho.


A Cascata da Laja é uma cascata portuguesa localizada nas Caldas do Gerês, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga.
Esta queda de água insere-se numa paisagem de montanha, na Serra do Gerês onde o verde é um elemento de referência e que contribui para o cenário do local, particularmente para o cenário do Parque Nacional da Peneda-Gerês.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Sem comentários: