quinta-feira, 25 de março de 2010

Bombeiros de Terras de Bouro

Terras de Bouro: Entre o Homem e o Cávado à espera de mais apoio

O município de Terras de Bouro, localizado entre o Rio Homem e o Rio Cávado, possui características privilegiadas do ponto de vista do usufruto da Natureza em toda a sua plenitude, conforme referiu Miguel Torga ao escrever que, aqui, “tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição”.
A grande parcela do Parque Nacional da Peneda-Gerês que integra as serras do Gerês e da Amarela, os espelhos de água das albufeiras de Caniçada e de Vilarinho das Furnas, a estância termal, o Centro Náutico do Rio Caldo, o Santuário de São Bento da Porta Aberta, as dezenas de casas de turismo rural, a riqueza gastronómica, tudo isto e muito mais fazem deste canto de Portugal um verdadeiro paraíso.
Precisamente por tudo isto, de menos de 9.000 residentes, a população mais do que duplica em diversos períodos do ano.
A Associação dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro tem sob sua responsabilidade os 274 quilómetros quadrados deste município, divididos em 17 freguesias com diversas aldeias.


Para além das solicitações decorrentes da preservação da valiosa área florestal que se insere na sua área de actuação própria, os Voluntários de Terras de Bouro têm sob sua responsabilidade a assistência a uma população muito envelhecida, em especial no domínio do transporte de doentes e do socorro pré-hospitalar, alojada em lares e centros de dia, ou nas diversas aldeias do município.
O hospital de referência (São Marcos, de Braga) fica a 35 quilómetros de distância e o Centro de Saúde de Terras de Bouro funciona das 8 às 20 horas, nos dias úteis, e das 10 às 17 horas, aos fins-de-semana e feriados.

Um comando dinâmico e uma Direcção coesa e empenhada compensam como podem o défice de apoio, mas o quartel tem diversas debilidades, em especial no que concerne à área operacional. Apesar das múltiplas alterações que têm sido introduzidas nas instalações para corrigir o que parece ser um mau exemplo de projecto de quartel, as limitações continuam à vista e dificilmente terão remendo útil. Por isso, os dirigentes desta associação estão a trabalhar na apresentação de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para concretizar uma remodelação e ampliação do quartel.


Fonte: bombeirosdeportugal.pt

Sem comentários: