terça-feira, 30 de março de 2010

Terras de Bouro: o prazer de visitar o Gerês

Publico este texto de Joel Marques que retrata de uma forma simples aquilo que sentiu quando visitou o Gerês. Vale a pena ler!
Pelas Terras de Bouro
Hoje, tive o prazer de visitar o Gerês. Confesso que tinha saudades de tal beleza.Sei que um dia muito pouco ou mesmo quase nada dá para aproveitar do que o Gerês tem para oferecer, afinal de contas é o nosso único Parque Nacional. Só a sua paisagem em si desperta-me algo que nem eu próprio consigo explicar, liberta-me de mim deste corpo mundano, faz-me sentir livre como um pássaro que voa e vai pousando de ramo em ramo. Contudo fiquei extremamente triste quando a minha pessoa constatou o quanto porcas, imundas e desrespeitadoras podem ser as pessoas! Nem no único Parque Nacional de Portugal há respeito pelo ambiente?! Até aí conseguem poluir e desrespeitar tal beleza e harmonia da natureza?! Tal facto deixou-me desolado. Não deixei de amar a visita pois a maioria dos locais por onde passei continuavam limpos e livres, com a sua harmonia característica. Sei que num dia pouco se pode fazer, mas desse pouco tentei desfrutar o máximo que pude. Percorri alguns trilhos pedonais (apenas pequenas secções pois o tempo era escasso), desfrutei do ar puro, dos sons dos pássaros a cantar e da água do rio a murmurar por entre as rochas, andar de barco a remos e observar todos os seres aquáticos presentes nas suas banais rotinas e como é obvio relaxei e diverti-me um pouco.Falando agora do passeio de barco a remos, foi uma experiência extremamente agradável com a família, mas penso que seria uma experiência única para duas pessoas se conhecerem melhor, com um ambiente calmo, seguindo calmamente pelo lago, abstraídos do que os rodeia, sentido apenas o ar que inspiram e a presença um do outro. Mas como referi foi um passeio com a família.Como da outra vez que lá passei era quase um "puto de mama" ainda, pouco recordo e muito desapareceu, desta vez dei outro valor a tudo o que me rodeava, tentei tirar fotos ao início para mais tarde recordar, mas acabei por deixar a máquina de lado e observar e deixar-me tocar por toda a beleza que me rodeava. Não há melhor registo que a nossa própria mente e as nossas sensações. Mas como é óbvio tirei alguns registos fotográficos para mais tarde apreciar e recordar essas sensações.Apesar de excelente esta viagem soube-me a muito pouco, e se tivesse oportunidade gostava de organizar um acampamento, num futuro não muito distante, com os amigos ou então um programa mais calmo com alguém especial quem sabe... Mas pensando nos amigos que esses são mais prováveis XD Adorava que fizéssemos uma semana de acampamento, com oportunidade para desfrutar das praias fluviais, andar de moto de água, fazer uma espécie de jetski, mas numa grande bóia, percorrer todos os trilhos pedonais e se possível os de BTT, fazer um raid pelo riacho que percorre a Serra, descer o rio de canoa, andar de barco, escalada, slide e muito mais que adoraria fazer pelas Terras de Bouro.Uma zona apaixonante que deixa saudades a quem quer que por lá passe.


Texto de Joel Marques

Sem comentários: