domingo, 7 de março de 2010

Natur Parque no “Terras do Homem”

Na sua edição de 6 de Março, o jornal “Terras do Homem” publica a notícia ‘Natur Parque’ vai mesmo avançar. Garante que Moimenta terá Intermarché e que o Dr. António Afonso se congratulou com a aprovação do Plano de Pormenor da Caniçada por permitir os ocupantes das habitações do referido bairro possam adquirir as suas casas e, assim, executar as obras de melhoria que muitas delas carecem.

‘Natur Parque’ vai mesmo avançar
Parecer da Comissão constituída para análise do projecto foi fundamental
«Afinal, o projecto ‘Natur Parque’ vai mesmo avançar. Depois de iniciado pelo anterior executivo terrabourense, o projecto esteve em risco de não avançar, devido à troca ocorrida na liderança da autarquia, decorrente das últimas eleições autárquicas. Ao que tudo indica, o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, eleito pelo PS, havia levantado algumas dúvidas quanto à viabilidade de concretização das medidas aí previstas, pelo que o abandono da medida estava em cima da mesa. Contudo, a Assembleia Municipal acabou por se decidir pela continuidade do projecto.
Assim, a Assembleia Municipal de Terras de Bouro, presidida pelo deputado Ricardo Gonçalves, deliberou no passado dia 22 de Fevereiro, dar luz verde ao executivo de Joaquim Cracel Viana, para avançar com o projecto do ‘Natur Parque’ de Vilarinho da Furna. Na mesma reunião foi, ainda, viabilizada a implantação na sede do Concelho, de uma superfície comercial da rede Intermaché.
Relativamente ao ‘Natur Parque’ de Vilarinho da Furna, foi “apresentado nessa Assembleia um parecer da Comissão que havia sido constituída com o objectivo de reavaliar aquele projecto”, face a algumas dúvidas levantadas quanto à sua real possibilidade de concretização, gestão e sustentabilidade.
A esta Comissão foram chamados o ex-presidente da Câmara António Afonso e os representantes da associação ‘AFURNA’ que “muito contribuíram para clarificar determinados aspectos, quer em termos de direitos de propriedade dos terrenos onde serão implantadas as obras, quer dos contactos e parcerias já efectuados”.
De acordo com o presidente da Comissão, Avelino Soares, ficou esclarecido que se trata de um “empreendimento que, não fazendo perigar o equilíbrio financeiro do município, lhe empresta maior visibilidade como referencial de atracção turística na valorização de um espaço memória dedicado às gentes de Vilarinho da Furna e à sua aldeia afundada pela barragem do mesmo nome”.
O projecto em questão prevê a realização de uma série de obras de melhoramento de infra-estruturas na zona da Vilarinho da Furna, entre as quais se encontra uma praia fluvial e parque de merendas, com sanitários, parque de estacionamento e outras estruturas de apoio (posto de socorros, balneários, entre outros. Além disso, está também previsto no projecto um posto de observação de animais selvagens, um trilho pedestre na serra Amarela e um museu subaquático – constituído pelas actuais ruínas da aldeia submersa e a ser visitado nos moldes já praticados actualmente pelas empresas de mergulho.
Moimenta terá Intermarché
Quanto à implantação de uma superfície comercial do grupo ‘Intermarché’, depois de “terem sido tecidas várias considerações que iam no sentido de ser criada uma Comissão para estudar os prós e os contras de um estabelecimento dessa natureza”, foi proposto, e unanimemente aceite, que o executivo liderado por Joaquim Cracel Viana tome as acções e medidas necessárias na resolução dessa pretensão.
Antes, o presidente da Junta de Moimenta, Manuel Dias, havia referido, a esse propósito, que a implantação do Intermaché constituía, pelos postos de trabalho que prevê criar (cerca de trinta) e pela dinâmica local que pode gerar, “uma mais valia e uma oportunidade que não se deve perder”.
Nesta reunião foi, ainda, deliberada uma alteração ao ‘Regulamento de Apoio à Natalidade’, que visa regrar de forma mais eficaz a obtenção desse subsídio, bem como aprovado o Plano de Pormenor do Bairro da EDP – Caniçada.
António Afonso sublinha aprovação do Plano de Pormenor da Caniçada
O ex-presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, e actual vereador do executivo camarário, António Afonso, congratulou-se, no seguimento desta reunião, com a aprovação do Plano de Pormenor do Bairro da Caniçada, em Paradela, na freguesia de Valdozende.
De acordo com António Afonso, “esta aprovação põe fim a um processo, que se arrastou ao longo de mais de 20 anos, e que passou por demoradas negociações com vários administradores da EDP”. Na opinião do ex-presidente terrabourense, este Plano de Pormenor “vai permitir aos ocupantes das habitações do referido bairro procederem à sua aquisição e, assim, executarem as obras de melhoria que muitas delas carecem”.
António Afonso defende que, até aqui, as construções “encontravam-se em situação ilegal não podendo ser transaccionadas”, pelo que muitas das pessoas que habitam o bairro “não acreditavam que tal fosse possível”.
O ex-edil salienta que, graças ao protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal e a EDP, “foi possível transferir para a posse da autarquia dezenas de hectares de terreno e de edifícios”, quer em Valdozende quer na Freguesia de Campo do Gerês, em cujo terreno foi construído o Museu da Geira e respectivo parque de estacionamento.
Entre os equipamentos que passaram para a posse da Câmara estão a antiga Pousada da EDP, que agora “pode e deve ser recuperada e reconvertida num projecto turístico/social que seja uma mais-valia para a região, trazendo desenvolvimento, criação de emprego e fixação da população jovem”. No entender de António Afonso, com esta operação o município poderá ter “aumentado o seu património num valor superior a três milhões de euros”.»

Fonte: Jornal “Terras do Homem” - Autor: Terraimagem, em 2010/03/04

Sem comentários: