quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vezeira anima Vila do Gerês

O gado volta a subir aos pontos mais altos da serra do Gerês, este fim de semana, cumprindo mais uma edição da Vezeira, em Vilar da Veiga. No próximo fim de semana, dezenas de cabeças de gado passeiam-se pela vila termal terrabourense, antes de rumar ao cimo da serra.
Organizada pela Associação Lírio do Gerês, com a colaboração do município de Terras de Bouro e alguns restaurantes locais, esta peculiar tradição cumpre-se no domingo, com início marcado para as 9h30. São esperados milhares de turistas na Vila do Gerês. 
Na véspera, é realizada uma caminhada que serve para visitar-se os currais. Está também prevista a concretização de uma tertúlia, onde serão exibidas imagens desta tradição secular. Esta atividade, cuja origem remonta já aos inícios do século XIX, designa-se Vezeira porque os pastores guardam o gado à vez. 
Se os pastores deverão prestar atenção ao gado que conduzem até ao alto da serra, já os turistas poderão degustar alguns dos melhores comes e bebes do concelho. Para tal, a organização tem prevista a instalação de várias barraquinhas, onde serão servidos os 'petiscos'. Os cantares ao desafio também não faltarão. 
Fonte: Terras do Homem, em 10-05-2012

Sem comentários: