segunda-feira, 21 de maio de 2012

V Ultra Trail da Geira com mais de 300 concorrentes

Mais de trezentos atletas participaram na quinta edição do Ultra Tral da Geira, prova que hoje se realizou e ligou Baños, na Galiza, à Vila de Caldelas. Numa corrida com 52,5 km extensão, a vitória acabou por se decidir ao sprint, com Asdrubal Freitas a beneficiar de uma queda de Nuno Silva, da Desnível Positivo, na última curva para cortar a meta isolado com o tempo de 3h45m45s. Carlos Mendes, da NAZA, foi terceiro classificado com 3h48m18s.
Em femininos, a vitória foi para Margarida Pinto que demorou 5h29h41 para percorrer esta parte do caminho romano que ligava Bracara Augusta a Astorga. Nas posições imediatas terminaram Laurentina Gomes e Isabel Moleiro. 
O programa da jornada, que reuniu mais de trezentos atletas, incluiu ainda a realização da Corrida da Geira, prova com 15 km de extensão, com os concorrentes a saírem de S. Sebastião da Geira e a chegarem a Caldelas.
Domingos Fernandes foi o vencedor com o tempo de 53m32s, António Leite foi segundo e Luís Dantas terminou na terceira posição. Em femininos, Ângela Alves foi a primeira classificada com o tempo de 1h12m15s, seguindo-se Brigida Pinto e Helena Oliveira. 
No final da prova, José Carlos Pires, um dos organizadores do Ultra Trail, fez um balanço muito positivo da corrida. «Nesta edição tivemos um número record de participantes nas duas competições e a prova já começa a ter um peso muito importante no panorama do ultra trail nacional», referiu o organizador que salientou ainda que «correu tudo muito bem, o percurso estava bem sinalizado e os atletas ficaram satisfeitos por percorrerem este mítico trajecto».
José Carlos Pires frisou ainda que a prova «é complicada em termos organizativos, pois implica apoios logísticos muito pesados, envolvendo cerca de uma centena de pessoas». O Ultra Trail da Geira conta com o apoio dos municípios de Lobios, Terras de Bouro e Amares. 
Fonte: Amarense, em 21-05-2012

Sem comentários: